FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

quarta-feira, 4 de julho de 2012

REBELIÃO E FUGA É REGISTRADO NO CIOSP EM MOSSORÓ

Um dia de cão vivido pela direção e educadores do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Acusado de Ato Infracional, Ciad Mossoró. Durante todo o dia de terça feira 03 de Julho, os menores provocaram pânico em todos os profissionais que trabalham, e até em moradores vizinhos a unidade.
Os internos provocaram bate bate, gritaria, dentro da unidade. Eles danificaram todos os cadeados dos portões internos e quebraram vasos sanitários. No inicio da noite a Central de Operações da Policia Militar foi acionada com informação que os mesmos haviam tomado a diretora como refém. A informação foi confirmada por um interno, porem desmentida pela diretora. Durante a rebelião dois conseguiram fugir pulando os muros do centro.
Um dos foragidos, é o mesmo que há pouco tempo fugiu da unidade, voltou de madrugada, arrombou a porta da delegacia e subtraiu varias armas de fogo. Ontem à noite, antes de fuga o mesmo fez ameaças às duas mulheres de plantão na unidade e prometeu voltar para pegar mais armas.
O outro foi recapturado por uma guarnição da Rocam. Ele foi localizado poucos metros da unidade e estava armado com uma faca peixeira. Ele disse que dentro do alojamento existem muitas facas e as ameaças de morte são constantes.
O Ciad tem capacidade para abrigar 20 adolescentes com alojamentos masculinos e femininos, sala de jogos, refeitório, salas de aula, Delegacia do Menor, Juizado, Promotoria, Cartório, Defensoria e administração. A Unidade abriga hoje 13 adolescentes em conflito com a lei.
A falta de apoio e de estrutura está levando a diretora a abandonar o cargo. Ele disse que vai pedir exoneração do cargo, pois não agüenta os desmandos dos órgãos responsáveis. Na noite de ontem só havia a diretora e uma funcionaria para o plantão noturno.
Do Câmera: O Ciad funciona como uma espécie de prisão temporária “”45 dias”” para menores que cometem pequenos delitos, como por exemplo, apreendido portando arma de fogo ou traficando droga. Depois eles voltam pra casa ou são mandados para um castigo maior no Ceduc, “”180 dias””. Quem determina a pena é o juiz responsável pelas unidades.
O que acontece é que o menor pego usando uma arma de fogo é colocado no mesmo lugar de outro acusado de vários crimes. Muitas vezes o adolescente pego portando a arma, já é com medo do mesmo acusado dos crimes e que agora vão conviver lado a lado. O que pode acontecer?
FONTE: OCâmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte