FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

quarta-feira, 26 de junho de 2013

REGISTRADO ABALOS SÍSMICOS NO MUNICÍPIO DE PEDRA PRETA/RN  

O município de Pedra Preta, situado a 149 quilômetros de Natal, registrou na última semana, na quarta-feira (19) e sexta-feira (21), intensas atividades sísmicas, que chegaram até a 3.4 graus na Escala Richter. As informações foram confirmadas pelo Blog Sismos, de responsabilidade do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis), Departamento de Geofísica (DGEF) e do Centro de Ciências Exatas e da Terra.
Segundo dados, no dia 19, ocorreram dois tremores sentidos pela população de Pedra Preta. Os eventos ocorreram num intervalo de menos de dois minutos. O primeiro evento, de magnitude 2.8 ocorreu às 17h00min UTC (14h00min hora local). O segundo evento, de magnitude 3.4, ocorreu às 17h01min UTC (14h01min hora local).
Já no dia 21, ocorreram vários tremores na região de Pedra Preta que foram registrados pela estação de Riachuelo (RCBR). Pelo registro, embora não tenham sido determinadas as magnitudes, pelo menos 4 eventos tiveram magnitude maior ou igual a 2.0.

A atividade sísmica em Pedra Preta vem ocorrendo desde dezembro de 2010 tendo sido identificadas duas áreas sísmicas, a primeira, ao norte, onde ocorreram os sismos de hoje, associada à falha sismogênica de Cabeço Preto, e a segunda, mais ao sul, próxima a Pedra Preta. Resumindo, a atividade sísmica na região de Pedra Preta vem ocorrendo desde 2010, em duas áreas sísmicas distintas, sendo impossível prever como será sua evolução futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte