FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

terça-feira, 8 de outubro de 2013

VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA SEGUE ATÉ A PRÓXIMA SEGUNDA


Quem ainda não vacinou seu cão e gato é importante ficar atento e garantir a imunização dos animais domésticos, porque a campanha de vacinação contra a raiva encerra na próxima segunda-feira (14). Para vacinar o animal, basta se certificar dos horários e locais de aplicação nas sedes das secretarias municipais de saúde. A orientação é da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), que alerta para o fato de que, até o momento, o Rio Grande do Norte ainda não atingiu a meta de 80% de cobertura da vacinação, estipulada pelo Ministério da Saúde.
Iniciada no dia 14 de agosto e a apenas uma semana do encerramento, a campanha antirrábica no RN alcançou, até agora, um total de 309.971 mil cães, o que corresponde a 63,72%, um número bem elevado. No entanto, para atingir a meta definida precisa vacinar 486.448 mil cães, já que os gatos não entram nessa estatística. O número de gatos vacinados até hoje é de 107.891 animais.
“Como nos aproximamos do encerramento da campanha, pedimos à população que fique atenta e busque vacinar seus animais domésticos. Precisamos melhorar a cobertura, tendo em vista haver circulação do vírus rábico em todas as regiões do estado”, explica Iracy Nestor, responsável pela Suvam. Para ela, a preocupação maior é com a Grande Natal, em função do registro de casos positivos em morcegos neste ano. Além disso, acrescenta ela, existe um cuidado especial com relação à cidade, pelo fato de ser sede da Copa do Mundo no próximo ano, quando aumentará em muito a população e, consequentemente, os riscos também à exposição.

Sete animais positivos em setembro

Segundo Cintia Higashi, técnica do Programa de Controle da Raiva da Sesap, no mês de setembro sete animais silvestres tiveram os exames positivos para raiva, nos municípios de Carnaúba dos Dantas (um morcego), Lagoa de Pedra (um morcego), Timbaúba dos Batistas (um bovino), Caicó (um morcego e uma raposa) e Alto do Rodrigues (um morcego). Ela alerta que a população desses municípios deve redobrar os cuidados e vacinar todos os seus animais domésticos. Além disso, a técnica chama a atenção para a importância de se evitar o contato com animais silvestres, como saguis, morcegos, raposas, que também podem transmitir a raiva ao ser humano, através de mordidas, lambidas e arranhões.
Caso ocorra contato com um animal suspeito, a pessoa deve lavar o local lesionado com água corrente e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde. No Rio Grande do Norte, existem os Centros de Controle de Zoonozes (órgãos responsáveis pelo controle e combate à raiva animal) em Natal, Parnamirim, Mossoró, Currais Novos, Serra Negra do Norte e Caicó. Nos municípios que não possuem esses centros, a população deve procurar as secretarias municipais de saúde.
A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. Apesar de ser quase sempre letal – tanto para humanos, quanto para os animais – é 100% evitável através da aplicação de soro e da vacina antirrábica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte