sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

DOIS ELEMENTOS SÃO PRESOS COMERCIALIZANDO COCAÍNA EM BARAÚNAS

Agentes do Serviço Reservado do 2º Batalhão de Policia Militar de Mossoró, em operação conjunta com policiais do destacamento de Baraúna e policiais da cavalaria, prenderam no inicio da tarde de sexta feira 25 de Janeiro de 2013, dois jovens acusados de estarem comercializando cocaína na cidade de Baraúna.
Edson Augusto Viana do Nascimento, 24 anos de idade, e Jackson Silva de Medeiros Filho, 18, foram detidos em uma residência na Rua Raimundo de Souza Neto, no centro da cidade. Segundo informações do Tenente Passos, do serviço reservado, a ação teve inicio durante a madrugada com os procedimentos de monitoramento da residência, que foi realizado pela equipe comandada pelo Tenente Valadares, da Cavalaria.
Por volta do meio dia, Jackson foi detido, quando se dirigia para a residência com a comida de Edson. Na casa os policiais encontraram certa quantidade de Cocaína, que já estava sendo embalada em pequenos papelotes para a comercialização. Edson, assumiu a responsabilidade pela droga e que o companheiro estava indo deixar sua comida e não tinha não tinha qualquer envolvimento com droga.
Os dois jovens foram conduzidos para a Delegacia de Plantão em Mossoró onde foram atuados pela pratica de ilícita de comercialização de entorpecente.
FONTE: OCamera
CARNAVAL 2013 EM APODI

Confira as Bandas que Animarão o Carnaval de Apodi



CONVÊNIO ENTRE UFERSA E IFRN APRIMORA OFERTA DE CURSOS

Um curso de especialização na área de petróleo e gás e outro na área de línguas estão sendo elaborados para serem ofertados pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Mossoró. Convênio nesse sentido foi assinado nessa sexta-feira, 25, pelo reitor da UFERSA, professor José de Arimatea de Matos e, pelo diretor do IFRN/Mossoró, professor Jailton Barbosa dos Santos. A ideia é unir as duas instituições para oferecer a comunidade novas possibilidades para o aprimoramento didático e a melhoria do conhecimento técnico.
A proposta é começar com uma especialização em petróleo e gás e curso de inglês. “Existe uma demanda nas instituições nessas duas áreas”, lembrou o reitor Arimatea Matos, acrescentando que Mossoró e região necessitam de profissionais com maior conhecimento técnico em petróleo e, o programa Ciências sem Fronteiras, exige que os estudantes dominem um outro idioma. Na área de línguas, por exemplo, o IFRN tem experiência com os cursos de idiomas e exames de proficiência para docentes e servidores. O IF também dispõe de curso técnico em petróleo e a UFERSA o curso de graduação Engenharia do Petróleo.
A estrutura para a realização dos cursos será das duas instituições, tanto a parte de professores e servidores, bem como de espaço físico como salas, bibliotecas e laboratórios. A colaboração e participação serão recíprocas em estudos, pesquisas e investigações científicas. Ainda pelo convênio serão promovidas, de forma conjunta, palestras, conferências, seminários sobre temas de interesse comum as duas instituições.
“É uma parceria importante quando possibilitará uma expansão na oferta de cursos”, frisou o diretor do IFRN campus Mossoró, professor Jailton Santos. O convênio representa uma soma de esforços entre as duas instituições federais. Um percentual das vagas será oferecido para os servidores das duas instituições. A previsão dos gestores é de que os cursos sejam oferecidos no segundo semestre de 2013. 
Participaram da assinatura do convênio os professores da UFERSA, Aroldo Felix, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo; Antônio Robson, vice-coordenador; Keila Regina e Blake Chalés, professores do curso. Pelo IF Mossoró, os professores Geraldo Máximo, coordenador de extensão e, Wagner Torquato, coordenador de pesquisa e inovação. O convênio assinado nesta sexta-feira, 25, tem validade de quatro anos.
GESPET
Encontro debate sistemas de produção no semiárido
Os desafios para o desenvolvimento do Semiárido. Esse tema centralizou as discussões no segundo dia do Encontro de Gestão Social do PET, promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Na mesa, os professores Doutores Josivan barbosa, Joaquim Pinheiro e Thiago Dias, da UFERSA. Para uma platéia formada por estudantes de graduação, os professores apresentaram tópicos relacionados ao tema: semiárido, agricultura família e gestão social. Para a coordenadora do PET Gestão Social professora Elisabete Stradiotto, o encontro trouxe a proposta de discutir e difundir a gestão social no semiárido.  O PET Gestão Social é formado por onze bolsistas e dois voluntários.
As atividades do grupo se dão nos eixos de sustentação da Universidade, Ensino com a realização semanal de debates que inter-relacionam Gestão e Semiárido; Gestão e Complexidade; Gestão e Agricultura Familiar e Gestão e Arte; Projetos de Pesquisa em sua maioria voltada para a agricultura familiar tendo como campo empírico a MAISA, e Extensão com a realização de oficinas de Gestão para os agricultores do Assentamento MAISA.
Durante a explanação, o professor Joaquim Pinheiro, trouxe a questão da agricultura familiar, economia camponesa baseada na reprodução familiar e não na economia de capital. “A agricultura família representa 85% da produção nacional, sendo que a maior parte, 50%, se concentra na região nordeste”, apresentou. Ainda segundo o professor, mesmo com esse percentual produtivo, o Governo sempre priorizou os grandes produtores do agronegócio.
Ao falar sobre os assentamentos, bem como da reforma agrária, o professor Joaquim Pinheiro os têm como parte da conquista do latifúndio. “São sementes da agricultura familiar que tem a sua importância e muitos desafios”, considerou. O professor acredita numa agricultura familiar do terceiro milênio mais autônoma, com a reconexão agricultura e natureza, com maior pluralidade e com novas formas de cooperação. “A agricultura tradicional transforma o agricultor em especialista, já o agricultor familiar é um artesão, precisamos reintroduzir essa artesanalidade”, afirmou. Ainda segundo o professor, o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo, com uma média de 5,2 litros por pessoa/ano.
A contribuição do professor Josivan Barbosa foi um histórico sobre a fruticultura irrigada no Agropólo Mossoró-Assú, iniciado no final da década de 60, com a Maísa e a Fazenda São João até os dias atuais.  Para o professor, a Universidade deve caminhar em sintonia com o setor produtivo. “A ampliação e a diversificação da agricultura irrigada são as tendências atuais”, anunciou, citando a cultura da Maçã, da Pêra e da Uva como novas possibilidades. O professor aproveitou também para denunciar problemas existentes na área rural como o acesso inadequado e as inúmeras deficiências nas áreas da educação e saúde.
INSCRIÇÕES
Núcleo de Educação a Distância abre seleção para bolsistas
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), abre inscrições para seleção de bolsistas nas funções de revisor, tutor a distância, professor formador, professor conteudista e coordenador de tutoria. As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela Internet, no período das 00:00h desta quarta-feira, 23 de janeiro, às 23:59h do próximo dia 28 de janeiro. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://nead.ufersa.edu.br/matricula/
O processo de seleção será constituído de 04 etapas eliminatórias: a) Inscrição do candidato online através do site do Nead; b) Análise Curricular; c) Entrevista com a Comissão de Seleção; d) Desempenho do candidato no Encontro de Formação a ser realizado pelo NEaD. O resultado final será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2013 no site do NEaD/UFERSA.
FONTE: Assecom Ufersa
A FOLIA COMEÇA NESTE SÁBADO NO CLUBE MARANATA

A Folia começa amanhã no clube maranata a partir das 22:00 horas. Senhas populares para os foliões começarem a se aquecerem para o carnaval 2013.
VOCÊ NÃO PODE PERDER ESSE INÍCIO DE FOLIA! 
AVIÃO DO GOVERNADOR DA PARAÍBA FAZ POUSO FORÇADO EM CAMPINA GRANDE

O avião em que transportava o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e dois auxiliares foi obrigado a fazer um pouso forçado, na manhã de hoje, em Campina Grande. A aterrissagem foi feita no Aeroclube da cidade, no bairro São João da Mata. A aeronave, do tipo Sêneca, segundo o relato de testemunhas, ficou bastante avariada.
De acordo com a assessoria do governo do estado, ainda durante o sobrevôo, os pilotos perceberam que o trem de pouso não estava abrindo. O avião pousou de "barriga", fazendo com que a fuselagem fosse arrastada sobre a pista.
Junto com Coutinho estavam o secretário de Obras, Ricardo Barbosa, e o ajudante de ordens, Ânderson Pessoa. Ninguém ficou ferido. Apesar do susto, o gestor manteve a agenda política prevista para a manhã de hoje, com a entrega de uma Unidade de Policiamento Solidário (UPS), no bairro do Mutirão, e promessa de mais obras para a cidade.
FONTE:Diariodopernambuco
SOLDADO JAKSON É FORMADO COMO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

O Blog da FM Boas Novas em Felipe Guerra parabeniza o Soldado Jakson da 2ªCia/2ºBPM em Apodi pela sua formatura no curso de Administração, o mesmo foi ALUNO LAUREADO por haver obtido a melhor média do curso!!!
Recentemente o Soldado Jakson tem combatido a criminalidade e o mundo das Drodas realizando Palestras com parceiros exclusivos e com o apoio do comandante da 2ª CIA de Apodi, Capitão Brilhante.
Parabéns Garoto você merece nossa admiração...


SALÁRIOS DE PREFEITOS TÊM AUMENTO EM 12 CAPITAIS DO PAIS 

Os salários de 12 dos 26 prefeitos das capitais do país aumentaram em 2013. É o que mostra levantamento feito por jornalistas do G1 pelo Brasil*. A remuneração paga aos prefeitos é fixada pela Câmara Municipal de cada cidade. O maior reajuste em relação a 2012 foi registrado em Salvador (BA), onde o prefeito ACM Neto (DEM) recebe R$ 18.038,10, valor 73,4% superior ao salário de R$ 10.400 do ano passado. 
As outras capitais que aumentaram os rendimentos de prefeitos foram Florianópolis (52,3%), Natal (42,8%), Aracaju (40,3%), Campo Grande (36%), Teresina (27,9%), Porto Velho (27,1%), Vitória (24,6%), Belo Horizonte (22,8%), João Pessoa (22,2%), Macapá (13,2%) e Belém (12,7%).
A assessoria de imprensa do prefeito ACM Neto informa que, "apesar do aumento, aprovado no ano passado, ele ainda tem um dos menores salários do país". Para o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB), embora seja constitucional, o aumento foge do padrão. "Deveria haver um procedimento legal para corrigir o salário. Isso não vai mudar enquanto não houver mudança na Constituição."
Curitiba tem o maior salário para prefeito
O maior valor bruto é de R$ 26.723,13, recebido em Curitiba (PR) por Gustavo Fruet (PDT) – igual ao teto nacional do subsídio dos servidores, que tem como referência o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seguida estão os salários de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), prefeito de São Luís (MA), que recebe R$ 25 mil, e de Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo (SP), que ganha R$ 24.117,62.
O menor é de R$ 13.964,94, pago no Rio de Janeiro (RJ) ao prefeito Eduardo Paes (PMDB).
Em Curitiba, Fruet fez um anúncio se comprometendo a doar 30% do que recebe a uma entidade ligada à Igreja Católica. Em Belo Horizonte, o reeleito Márcio Lacerda (PSB) diz que devolve parte do salário, no valor de R$ 4.350.
As prefeituras informaram que não há benefícios no cargo, visto que a lei veta remuneração acima do teto fixado pelas assembléias.
Salários pagos aos prefeitos das capitais brasileiras, conforme dados das prefeituras:
Curitiba - R$ 26.723,13
São Luís - R$ 25.000
São Paulo - R$ 24.117,62
Aracaju - R$ 24.000
Belo Horizonte - R$ 23.430,24
Florianópolis - R$ 22.292,35
João Pessoa - R$ 22.000
Porto Velho - R$ 21.000
Campo Grande - R$ 20.409
Maceió - R$ 20.000
Natal - R$ 20.000
Palmas - R$ 19.040
Macapá - R$ 19.249,08
Goiânia - R$ 18.460
Vitória - R$ 18.400
Belém - R$ 18.038,11
Salvador - R$ 18.038,10
Manaus - R$ 18.000
Teresina - R$ 16.574,02
Rio Branco - R$ 16.437,40
Fortaleza - R$ 15.891,83
Porto Alegre - R$ 15.503,58
Boa Vista - R$ 15.000
Recife - R$ 14.635
Cuiabá - R$ 14.300
Rio de Janeiro - R$ 13.964,94
Obs: São aumentos que para um aposentado que ganha um salário mínimo seria muito improvável, já que em alguns casos ultrapassam 40% de aumento no salário.
*Valores da remuneração bruta, sem os descontos, fornecidos pelas prefeituras
* A apuração das informações para esta reportagem foi feita por jornalistas de: G1 AL, G1 AM, G1 BA, G1 CE, G1 ES, G1 GO, G1 MA, G1 MT, G1 MS, G1 MG, G1 PR, G1 PB, G1 PA, G1 PE, G1 PI, G1 RJ, G1 RN, G1 RS, G1 RO, G1 SC, G1 SE e G1 SP.
FONTE: Portal G1 São Paulo
FOLIA DE PREÇOS BAIXOS NO DEPOSITO DE BEBIDAS SÃO JOÃO

JÁ COMEÇOU A FOLIA DE PREÇOS BAIXOS, MUITA GENTE COMPRANDO E ECONOMIZANDO.
ALGUMAS DE NOSSAS OFERTAS:
WHISKY BLACK WHITE LT = 54,99
WHISKY CLANMACGREGOR LT = 49,99
WHISKY JHONNIE WALHER RED LT = 64,99
WHISKY JHONNIE WALKER BLACK LT = 94,99
WHISKY OLD PARR 12 ANOS LT = 94,99
WHISKY CAVALO BRANCO LT = 51,99
CERVEJA BRAHMA 1L CX C/ 12UN = 32,99
CERVEJA SCKIN NO GRAU CX C/ 24UN = 49,99
CERVEJA BRAHMA LATA DZ = 15,49
CERVEJA KAISER LATA DZ = 13,99
ENERGÉTICO RED BULL UND = 5,49
ENERGÉTICO BURN UND = 4,49
COPO IDEAL CIVIC BAR CX C/ 24UN = 10,99
REFRIGERANTE PEPSI/GUARANA 1L PCT = 25,99
ÁGUA MINERAL 500ML PCT = 5,99

A MAIOR VARIEDADE, OS MENORES PREÇOS ESTÃO AQUI, JÁ SÃO MAIS DE 2.000 ÍTENS EM PROMOÇÃO AO PREÇO DE SALDÃO, O QUE ESTA ESPERANDO? VENHA JÁ E GARANTA O SEU MENOR PREÇO. 
E MAIS... LOCAMOS:
MESAS, CADEIRAS, MESÕES, FREEZERS, TARÇAS, PRATOS, TALHERES, CAPAS P/ CADEIRAS, TOALHAS P/ MESAS, COBRE – MANCHAS COR E MUITO MAIS.
ATENDEMOS EM OUTRAS CIDADES.

VENHA PARA O DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO JOÃO AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO!
BR 405 – SAÍDA P/ MOSSORÓ – APODI – RN
TEL: (84) 3333 – 2563
DESEJAMOS A TODOS OS FOLIÕES BOAS FESTAS!

ATUALMENTE UMARIZAL É UMA DAS CIDADES MAIS PROBLEMÁTICAS DA REGIÃO DIZ COMANDANTE DA 2ª CIA DE APODI

O município de Umarizal apresenta hoje uma das situações mais preocupantes da região no que diz respeito ao aumento da criminalidade. Essa é a avaliação do Capitão Brilhante, entrevistado dessa quarta-feira, 23, no programa Evidência com Agmar Dutra, pela FM Fraternidade. 
Brilhante, que é comandante da 2ª Companhia da Policia Militar de Apodi, destaca que sua observação está nas estatísticas.
“Temos aqui estatísticas que mostram que os últimos assaltos ocorridos na região de Apodi foram constatados a presença de pessoas de Umarizal”, destaca.
Brilhante ressaltou ainda que o fator é preocupante, “porque apesar de serem de Umarizal, essas pessoas estão migrando também para outras regiões”.
Solução para melhor a segurança pública do estado.
Para o Capitão Brilhante, que está há mais de 15 anos na policia militar, uma das soluções para melhorar a qualidade da segurança pública na região e em todo estado seria a realização de concurso.
“Acredito eu, que abrindo vagas para concurso da polícia militar concerteza iria melhorar bastante, haja vista que nós estamos com déficit de policiais militares no nosso quadro”, disse o comandante.
Para ele a falta de efetivo dificulta o trabalho e as operações realizadas pelas polícias. “Às vezes você tem o material pra trabalhar, mas o material humano fica em déficit”.
FONTE: UZL em Fotos
ACIDENTE NA RN 015 DEIXA SOBRINHO DO COMUNICADOR DURVAL DE SOUZA MORTO NAS PRIMEIRAS HORAS DESTA SEXTA - FEIRA

Sandro Doglas Cardoso de 42 anos de idade, montador, residente no Conjunto Abolição II próximo a APAE em Mossoró RN. Faleceu na madrugada desta sexta feira 25 de janeiro, por volta das 02h30min na RN 015 que liga Mossoró/Baraúna, próximo a antiga fazenda São João, vitima de acidente de moto.
A vítima que é sobrinho de Durval de Souza comunicador da FM boas novas em Felipe Guerra, trafegava no sentido Baraúna/Mossoró,em uma Moto Yamaha Fazer de cor vermelha e placa MYK-2434,quando na altura da conhecida curva da morte,perdeu o controle do veículo,derrapou e caiu na pista de rolamento.
Sandro Doglas teve morte no local. O Corpo foi removido para a sede do ITEP onde será necropsiado e liberado para sepultamento. 
FONTE: OCamera

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CONFIRMADO CARNAVAL NO BALNEÁRIO BEIRA RIO EM FELIPE GUERRA

A programação da FM Boas Novas 87,9 e o nosso Blog informa tudo que acontece no Carnaval em Felipe Guerra e região.  


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA ZONA RURAL DE PATÚ


O anunciado homicídio que teria ocorrido na zona rural de Patu, na verdade não passou de uma tentativa.
Segundo informações da vítima, a pessoa de Genildo Alves, mais conhecido por "Bicudo", 56 anos de idade, vaqueiro do casal de agropecuarista Jair Simião e a ex-vereadora Maria Helena Gentil, o mesmo se encontrava em uma das casas da fazenda Logradouro, localizada na zona rural de Patu, pertencente ao casal, juntamente com sua companheira, quando por volta das 19h00min a mesma percebeu a aproximação de dois homens encapuzados que vinham se aproximando sorrateiramente em direção a porta da frente da casa, onde estava sentada a companheira de "Bicudo", momento em que esta correu em direção à porta da cozinha, por onde saiu em busca de abrigo nas casas vizinhas, tendo nesse momento segunda a mesma, escutado quando um dos elementos ordenou para o outro que atirasse no seu companheiro "Bicudo", que logo em seguida disse ter escutado disparos de arma de fogo.
Pensando que seu companheiro havia sido atingido pelos disparos, pois não houve tempo do mesmo correr, a companheira de "Bicudo" ligou imediatamente para sua patroa Maria Helena Gentil e informou que haviam assassinado "seu marido" e por sua vez a patroa ligou para o telefone 190 da Companhia de Polícia Militar de Patu e comunicou que haviam assassinado o vaqueiro de sua fazenda, sendo o fato comunicado também a Polícia Civil e o Delegado Sandro Reges que chegou a acionar uma equipe do ITEP de Mossoró.
Segundo a vítima Genildo Alves, ao perceber a aproximação dos dois elementos, e um dos elementos apontou um revólver em sua direção, momento em partiu para o ataque e segurou sobre o tambor do revólver, tendo nesse momento sido efetuado um disparo que não chegou a lhe atingir, e assim permaneceram agarrados por muito tempo, indo de encontrou a uma residência vizinha, onde a vítima conseguiu desenvencilhar do agressor e correr para o interior da residência, momento em que foi efetuado mais um disparo em sua direção, tendo atingido a porta da residência.
Segundo ainda a vítima, é possível que o outro elemento estivesse desarmado, pois o mesmo não sacou arma e nem esboçou reação diante da resistência da vítima.
Uma equipe da Polícia Civil e outra da Polícia Militar compareceram ao local, sendo feito os levantamentos de praxe.
FONTE: Patunews.com
CONTA DE LUZ IRÁ CAIR MAIS QUE O ANUNCIADO PELO GOVERNO, DIZ DIRETOR DA ANEEL

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (23) à noite, em pronunciamento em rede nacional, que a redução no preço da energia para os consumidores brasileiros deve ser de até 18% para as residências e de até 32% para as indústrias.  A informação é do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, que chegou para reunião no Ministério de Minas e Energia.
Em setembro do ano passado, também em pronunciamento à nação, a presidenta havia anunciado uma redução de 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias. As novas tarifas começam a valer no dia 5 de fevereiro.
Segundo Rufino, o corte maior no preço da energia será possível por causa de um aumento do aporte de recursos do Tesouro Nacional. O Ministério da Fazenda já tinha anunciado que o Tesouro Nacional gastará de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões adicionais para assegurar a redução nas tarifas de energia.
Amanhã (24), a Aneel irá fazer uma reunião extraordinária para revisar as tarifas de distribuição, que serão aplicadas a partir do mês que vem.
FONTE: Agência Brasil
MALOTES E DOCUMENTOS BANCÁRIOS SÃO ENCONTRADOS AS MARGENS DA RN 015 NA FAZENDA SÃO JOÃO EM MOSSORÓ

A Central de Operações da polícia militar de Mossoró foi acionada na manhã de quarta feira 23 de Janeiro de 2013, para uma ocorrência de extravio de documentos bancários em uma estrada carroçável, na Fazenda São João, as margens da RN 015, que liga ao município de Baraúna, ainda na zona urbana de Mossoró. De acordo com a polícia, os papéis foram percebidos por motoristas que passavam na manhã de hoje. A princípio, a polícia acreditava que o material teria sido jogado no local, por bandos responsáveis por assaltos na região.  
Os policiais que atenderam a ocorrência acreditam que os documentos e os malotes tenham sido abandonados, por vândalos e que sejam produtos de assalto a algum veiculo de transporte valores.
Foram encontrados inúmeros cheques, documentos de Pessoa Física e Jurídica além de malotes de alguns bancos e vários lotes de cheques de diversas agências bancárias de Mossoró.
FONTE: OCamera
UFERSA PREENCHE 41,6 POR CENTO DAS VAGAS NA PRIMEIRA CHAMADA

Com 496 matrículas efetuadas nos três campi, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido alcançou o percentual de 41,6% no preenchimento das 1.190 vagas oferecidas pela instituição, por meio do Sisu, para o primeiro semestre de 2013. Para a segunda chamada, prevista para a próxima segunda-feira, 28 de janeiro, sobraram 694 vagas, sendo 385 para Mossoró, 114 para Angicos, 103 para Caraúbas e 92 para a UFERSA Pau dos Ferros.
De acordo com o balando divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação, o maior percentual de preenchimento de vagas foi registrado pela UFERSA Mossoró com 44,2%, seguido pela UFERSA Angicos, com 43%; a UFERSA Pau dos Ferros, com 38,6% e, a UFERSA Caraúbas, com 31,3%. Outro dado importante é que 26,6% das vagas preenchidas na primeira chamada foram ocupadas por estudantes cotistas. Os não cotistas foram 364 e os cotistas 132. Ainda dentro do sistema de cotas 93 são pretos, pardos ou índios (PPI) e 39 são estudantes provenientes de escola pública.
Os cursos com maior percentual de matrículas foram Ciências Contábeis (58%), Ciência e Tecnologia (56%), Ciência da Computação (52%), em Mossoró e, Computação e Informática (52%), em Angicos. Os demais tiveram preenchimento de vagas abaixo de 50%. Já os cursos com menor percentual de matrículas, abaixo de 20%, foram Engenharia Florestal (0%), Zootecnia (8%), Medicina Veterinária (12%), na UFERSA Mossoró; Sistema de Informação Licenciatura (20%), em Angicos.
Ainda de acordo com o levantamento da Pró-Reitoria de Graduação das 496 matriculas efetuadas 149 são de estudantes de Mossoró, alcançando percentual de 30%. Com relação ao Rio Grande do Norte esse percentual sobe para 66,5%, totalizando 330 estudantes. Os municípios com maior número de matrículas efetuadas na primeira chamada depois de Mossoró (149) são: Natal (33), Caicó (17) e Açu (16). O estado do Ceará vem na segunda colocação com 119 matrículas, com destaque para Fortaleza (25), Limoeiro do Norte (22) e Russas (16).
FONTE: Assessoria de Comunicação da UFERSA

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ADOLESCENTE É APREENDIDO NO BAIRRO SÃO MANOEL APÓS ASSALTO 

A Central de Operações da Policia Militar registrou na noite de Terça Feira 22 de Janeiro de 2013, a apreensão de um menor após ter praticado um assalto no Bairro Alameda dos Cajueiros no Alto de São Manoel em Mossoró.
G. P. O. De 17 anos, morador do Bairro Alameda dos Cajueiros tomou de assalto uma moto tipo trax, de uma jovem que mora no mesmo Bairro. No momento do assalto o adolescente estava armado e em companhia de outro individuo e disparou contra a mesma que não foi atingida.
Os dois levaram a moto e a abandonaram algumas ruas depois.
O jovem foi apreendido pelos policias da policia ambiental na casa de uma tia do mesmo no bairro Alameda dos Cajueiros.
O adolescente foi conduzido à delegacia de plantão e apresentado ao delegado Dr. Edvan de Queiroz.
FONTE: OCamera
A FOLIA COMEÇA NO CLUBE MARANATA 

Você não pode perder o início dessa Folia!! 
DHOMINI É ELIMINADO DO BBB13 COM 54% DOS VOTOS DO PÚBLICO 

O goiano Dhomini, de 40 anos, foi eliminado do "Big Brother Brasil 13" na noite desta terça-feira (22) com 54% dos votos do público. Ele enfrentou o segundo paredão da casa ao lado da baiana Anamara, de 28 anos. O paredão foi definido no domingo (20), quando o líder da casa, Ivan, indicou Anamara. A casa escolheu Dhomini, com seis votos no confessionário - de Eliéser, Fani, André, Marcello, Nasser e Aslan.
Antes da escolha, o anjo Marcello havia imunizado Kamilla, sua companheira na "Casa de vidro".
Dhomini venceu a 3ª edição do BBB, quando ficou conhecido pelo seu jeito gaiato, polêmico, mulherengo, caipira e desconfiado. A disputa foi acirradíssima com a professora Elane. O brother teve 51% dos 14 milhões de votos do público na grande final em 2003.
AUSTRALIANO DIZ TER DESCOBERTO FÓRMULA DO VINHO MAIS SAUDÁVEL 

Um australiano afirmou ter descoberto a fórmula do vinho tinto que concentra o maior número de benefícios para a saúde, sem alterar sua qualidade ou sabor.
"Estivemos buscando este antioxidante, presente em ínfimas quantidades no vinho, e elevamos a um nível tal para que tivesse efeito sobre a saúde", explicou nesta terça-feira à AFP Greg Jardin, um bioquímico de Brisbane, no estado de Queensland (leste da Austrália).
Graças a isso, a bebida poderá ser consumida com moderação, atuando como anti-inflamatório e no combate a doenças como artrite ou fadiga crônica, graças às propriedades antioxidantes do vinho tinto.
Mas introduzir antioxidantes no vinho faz com que não seja possível bebê-lo devido ao seu alto conteúdo de taninos. Modificando estes componentes para que sejam lipossolúveis e melhor assimilados pelo corpo, o cientista assegura conseguir transformá-lo em potável.
Este vinho especial é produzido observando os cânones, mas acentuando o processo em algumas das etapas, explicou. "Não foi feito nada diferente no seu preparo", declarou o químico, que qualificou a bebida como "puro vinho tinto".
"Esta tecnologia do polifenol modificado" poderia também ser utilizada na elaboração de outras bebidas ou alimentos", segundo Greg Jardine.
Lindsay Brown, farmacologista da Universidade de Queensland do Sul, experimentou o processo, que efetivamente parece melhorar a saúde de ratos paralisados pela artrite.
"Impede completamente a inflamação, o inchaço e a rigidez das patas", declarou.
Mas, igual a muitos de seus colegas, a farmacologista adverte os perigos de considerar o vinho como um medicamento. "O vinho é uma bebida consumida por boa parte da população. O problema é as pessoas acreditarem que vão poder beber uma engarrafa por dia".
Vários estudos epidemiológicos demonstraram que beber vinho tinto com moderação reduz o risco de doenças cardiovasculares, e é bom para as articulações.
FONTE: Diariodepernambuco.com.br
NOVO REAJUSTE NA ÁGUA MINERAL NO RN

A partir do dia 22 de janeiro, o preço dos galões, garrafinhas e copinhos de água mineral estão reajustados em todo o Rio Grande do Norte. O valor do galão de 20 litros hoje varia em média, para o consumidor final, entre R$ 4,00 e R$ 4,50 e deverá ficar entre R$ 4,50 e R$ 5,00.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN, Djalma Barbosa Júnior, em outros estados esse valor é bem maior, como no Ceará onde o garrafão custa R$ 8,00 e no Sudeste fica acima de R$ 10,00. “O reajuste é decorrente do impacto do aumento do salário mínimo e dos insumos como rótulos, tampas, lacres e vasilhames. Estamos repassando apenas parte ao consumidor”, disse Djalma.
FONTE: correiodooeste.blogspot.com.br
CHUVAS NO RN É REGISTRADO PELA EMPARN 

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn divulgou os registros de chuvas de 20 a 21 de janeiro em diversas cidades do estado.
Confira:
MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Major Sales(Prefeitura)                                  43,0mm
Tenente Ananias(Emater-st Mororo)                40,0mm
Venha Ver(Emater)                                        36,0mm
Coronel Joao Pessoa(Emater)                          35,0mm
Luis Gomes(Delegacia)                                    31,0mm
Patu (Particular)                                              15,4mm
Martins(Particular)                                           6,0mm
Piloes(Prefeitura)                                             5,0mm
Portalegre(Particular)                                       4,7mm
Rafael Fernandes(Emater)                                4,0mm
Janduis(Emater)                                               2,8mm
Dr. Severiano(Emater)                                     1,8mm
Agua Nova(Prefeitura)                                     1,0mm
Assu(Emater/st. Casa Forte)                             0,2mm
MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais)                     36,5mm
Jardim Do Serido(Emater/passagem)                  13,4mm
Caico(Acude Mundo Novo-emparn)                     12,0mm
Serra Negra Do Norte(Emater)                           8,1mm
Caico(Peniitenciaria)                                         2,5mm
Florania(Sitio Jucuri)                                         1,0mm
Fonte: Blog do Sidney Silva
MULHER FICA FERIDA EM ACIDENTE DE TRANSITO EM MOSSORÓ

Um acidente de trânsito na tarde de terça-feira, 22 de Janeiro de 2013, envolvendo uma carreta de placa AQK- 8189 e uma moto tipo Bis de placa NNS- 4907 no cruzamento das Ruas Campos Sales com Jeremias da Rocha, Santo Antonio deixou uma mulher ferida.
Erika Samara, 31 anos, pilotava sua moto tipo Bis quando foi colhida pela carreta que avançou a preferencial. 
Erika teve escoriações pelo corpo, foi atendida pela equipe do Samu e passa bem.
FONTE: OCamera

domingo, 20 de janeiro de 2013

OSSADA HUMANA É ENCONTRADA NA ESTRADA DA RAIZ EM MOSSORÓ

Um vaqueiro localizou no inicio da manhã de domingo 20 de Janeiro de 2013, uma ossada humana, dentro de um matagal e totalmente carbonizada, ao lado de uma via carroçável, na estrada da raiz, cerca de 12 km de Mossoró.
Segundo o vaqueiro, ele costuma passar pelo local todos os dias e no mesmo horário. Hoje o animal se assustou com a presença de urubus e ele resolveu chamar um companheiro e olhar o que era. O local é cerca de 200 metros de onde foi localizado o corpo do agente penitenciário federal, no mês passado. O vaqueiro acionou a Central de Operações da policia militar.
A ossada aparenta ser de uma pessoa jovem, de pequena estatura e estava totalmente carbonizada, dificultando sua identificação. Além do fogo, o corpo da pessoa sofreu a ação de animais.
O perito criminal Eduardo Alexandre, do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, quem realizou os procedimentos no local e recolheu os restos mortais, disse ser impossível apontar a causa da morte do individuo, pela total ausência de tecidos. Eduardo disse ainda que o corpo possa ser identificado pela arcada dentaria, para isso, a família de alguém que esteja desaparecido tem que reclamar a ausência do familiar e fornecer informações ao órgão.
Segundo informações dos policiais militares que atenderam a ocorrência, atualmente existe um jovem da estrada raiz desaparecido. Ele é conhecido apenas como Galeguinho.
FONTE: OCamera