FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

sexta-feira, 25 de julho de 2014

ENCONTRO DISCUTE NOVOS RUMOS PARA A AGROPECUÁRIA EM APODI


Aconteceu recentemente na Base Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) de Apodi, no médio Oeste potiguar, uma reunião com técnicos e lideranças da região, coordenada pelo Fórum do Médio Oeste, com o objetivo de discutir e apontar caminhos para avançar na produção agropecuária utilizando a base de pesquisa da Empresa como laboratório, na qual são desenvolvidas várias pesquisas com oleaginosas em parceria com outras instituições como a Embrapa Algodão e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).
Estavam presentes à reunião o Coordenador da Assessoria Técnica da Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte,  Eribaldo Cabral de Vasconcelos; o presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros da Silva; o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro; o prefeito de Itaú, Ciro Gustavo Alves Bezerra,  e representantes de entidades agrícolas e empresariais do médio e alto oeste do RN.  
A reunião do Fórum do Médio Oeste contou ainda com a presença de representantes do SEBRAE-RN Apodi; Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus de Apodi; Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (FIERN); EMATER (escritório municipal); Câmara Municipal do Apodi; produtores rurais e representantes de cooperativas e associações; além de comerciantes locais.
O Fórum tem o objetivo de estudar os principais problemas da região para desenvolver ações que promovam o desenvolvimento. Atualmente, são compostos pelos municípios de Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra e Itaú, enquanto a cidade de Tabuleiro Grande está se filiando.
O atual presidente do Fórum é o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, que conduziu os trabalhos durante a reunião. Buscando maior intercâmbio com a Emparn, os participantes do Fórum do Médio Oeste estiveram anteriormente visitando a Estação Física de Apodi, e sugeriram a realização de dias de campos para técnicos e produtores rurais da região como forma de disponibilizar aos mesmos conhecimentos relativos às tecnologias desenvolvidas pela Emparn.
Na pauta, o dia de campo sobre a produção de “Palma Forrageira irrigada e adensada”, que deverá ser realizado em agosto, conforme entendimentos a serem mantidos entre as partes interessadas. Um dos encaminhamentos feitos durante a reunião se refere à elaboração de uma lista de prioridades de cunho sócio-econômico que deverá ser entregue aos candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Norte para orientar os investimentos na região.
Durante as discussões preliminares foi realçada a importância da pesquisa agropecuária para aproveitar de forma sustentável as potencialidades locais, principalmente após a implantação do perímetro irrigado da Chapada do Apodi, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

FONTE: DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte