quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O MELHOR PROGRAMA BREGA AO VIVO DE VOLTA NO SÍTIO CÓRREGO APODI



Apoios: 
CONSTRUTINTAS EM FELIPE GUERRA
CANTINA E FRIGORÍFICO SÃO VICENTE
SUCUPIRA RAÇÕES E COMPLEMENTOS

PAU DOS FERROS COMEÇA A RECEBER ÁGUA DE SANTA CRUZ ATRAVÉS DE ADUTORA DE ENGATE


A cidade de Pau de Ferros, que tem quase 30 mil habitantes e está distante 156 km de Mossoró, começou a ser abastecida por uma adutora de engate rápido com água da Barragem de Santa Cruz, localizada em Apodi. 
A cidade passou a enfrentar sérias dificuldades de abastecimento depois que a Barragem de Pau dos Ferros ficou com água imprópria para o consumo humano. Também ficaram sem água as cidades de São Francisco do Oeste e Rafael Fernandes. A população se mobilizou exigindo providências do estado.
O Ministério Público Estadual moveu ação na Justiça, que de imediato determinou, em regime liminar, que o governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), providenciasse imediatamente água de qualidade para a população de Pau dos Ferros. Inicialmente as escolas, creches e postos de saúde foram abastecidos com carros pipas.
Na decisão, a Justiça determinou que o serviço a ser colocado em prática pelo Estado teria que obedecer aos critérios de potabilidade fixados pela Portaria nº 2.914, de 12.12.2011, do Ministério da Saúde, garantindo a potabilidade na entrega da água nas residências e ainda durante o tempo médio estimado para o consumo. Há anos os moradores de Pau dos Ferros vinham sofrendo tanto com a má qualidade da água (que apresentava mau cheiro e coloração escura), quanto com a escassez dessa água insalubre, tendo em vista que a Barragem de Pau dos Ferros está com apenas 5% de sua capacidade. Além disso, água sem potabilidade apresentava riscos à saúde da população.
A ação civil pública foi um desdobramento do Inquérito Civil n° 32/2012-1ª PmJ, instaurado para apurar eventual poluição da água distribuída pela Caern em Pau dos Ferros, diante do odor frequentemente percebido na água fornecida para área urbana do município.
A saída encontrada pelo Governo do Estado, através da CAERN, foi instalar uma adutora de engate para abastecer Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste com água do sistema adutor do Alto Oeste, primeira etapa, que já está praticamente pronto. Esta obra tem cerca de 40 km de extensão e custou aos cofres públicos algo em torno de R$ 13,5 milhões.

FONTE: DeFato.com

CDL E POLÍCIA MILITAR DE APODI INAUGURAM SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS



A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Apodi, em conjunto com a 2ª Companhia de Polícia Militar, realizaram na tarde desta quinta-feira (16/10) o lançamento do Sistema de Monitoramento por Câmeras da cidade.
A ideia foi do comandante do policiamento local, capitão PM Marcos Honorato de Carvalho, que, em sua primeira passagem pela 2ª Companhia, lançou a proposta, sendo prontamente aceita pela CDL, mas por outros motivos não foi executada. Somente neste ano, com o retorno de Carvalho á PM de Apodi, foi que o Sistema de Monitoramento saiu do papel.
Durante o evento de lançamento, o capitão falou a todos os presentes dizendo-se satisfeito pela concretização do projeto. Segundo Carvalho, quando era comandante do policiamento de Caraúbas, ele tentou implantar o monitoramento por câmeras, mas os comerciantes se mostraram desinteressados.
O presidente da CDL, Marcos Valdevino, agradeceu a todos os empresários que contribuíram para a compra dos equipamentos e enfatizou a importância do projeto para uma maior segurança do município. O Sistema de Monitoramento de Apodi conta com 7 câmeras espalhadas pelo centro comercial da cidade. Seu custo foi de R$ 63 mil reais, sendo parte dessa quantia, oriunda de doações dos comerciantes locais.
O evento contou ainda com a presença da banda de música Fanfarra da Escola Estadual Ferreira Pinto, do gerente da agência do Banco do Brasil de Apodi, Robinson Leite, do comandante do 2º Batalhão da PM, coronel tenente Alvibá Gomes, do comandante da 3ª Cia de polícia de Alexandria, capitão PM Brilhante, e de representantes da Prefeitura Municipal e Promotoria de Justiça.

FONTE: SOS Notícias do RN

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PESQUISA DATAFOLHA CONFIRMA EMPATE TÉCNICO NA CORRIDA PRESIDENCIAL 


A 11 dias da eleição no segundo turno, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) se mantêm empatados na corrida presidencial, mostra a mais nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (15).
O senador tucano tem 51% dos votos válidos, e a presidente marca 49%.
Os dois estão em situação de empate técnico, diz o instituto paulista. É o mesmo resultado de votos válidos da pesquisa anterior, divulgada na semana passada.
A nova pesquisa foi realizada entre ontem (14) e hoje. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
Em votos totais, Aécio tem 45%, e Dilma, 43%. Na rodada anterior, cada um tinha um ponto percentual a mais.
Os eleitores que pretendem votar nulo ou branco oscilaram de 4% para 6%. E os indecisos continuam em 6%. O Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios. O nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR 01098/2014.

FONTE: Folha de São Paulo



JUÍZA TRANSFERE SEÇÕES ELEITORAIS POR FALTA DE ESTRUTURA EM ESCOLA DE CARAÚBAS/RN


A falta de estrutura física adequada em um dos colégios de votação da cidade de Caraúbas provocou a transferência de local de quatro seções eleitorais. A decisão foi da juíza Daniela Rosado do Amaral Duarte, da 36ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte.
De acordo com a nota publicada sob número de edital 032/2014, a Escola Municipal Professora Leônia Gurgel Fernandes de Azevedo não possui muro e a cerca de arame que rodeia a mesma encontra-se em péssimo estado de conservação, tornando fácil o acesso ao interior do colégio, pondo em risco a segurança das urnas eletrônicas e dificultando o controle do fluxo de eleitores.
A magistrada relata em nota que o segundo turno das eleições gerais de 2014 na referida escola será transferido para outra no bairro Alto da Liberdade.
As seções removidas serão a 55, 56, 59 e 63, ambas com o intuito de garantir uma maior segurança dos equipamentos eleitorais.

FONTE: SOS Notícias do RN Com informações do Icém Caraúbas
09 DE NOVEMBRO TEM SHOW DE MANOBRAS RADICAIS EM FELIPE GUERRA



PESQUISA IBOPE: ROBINSON TEM 54% E HENRIQUE 46% NAS INTENÇÕES DE VOTOS PARA GOVERNO DO RN


Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (15) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida para o governo do Rio Grande do Norte:
- Robinson Faria (PSD) - 54%
- Henrique Eduardo Alves (PMDB) - 46%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador do RN.
A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
- Robinson Faria (PSD): 45%
- Henrique Eduardo Alves (PMDB): 38%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 5%
O Ibope ouviu 812 eleitores em 39 municípios do estado de 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE-RN) sob o protocolo RN-00043/2014.

Rejeição
O Ibope perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:
Henrique Eduardo Alves - 47%
Robinson Faria - 35%
Poderia votar em ambos - 15%
Não sabe/não respondeu - 8%

Expectativa de vitória
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo governador, independentemente da intenção de voto. Para 43%, Henrique Eduardo Alves sairá vitorioso; 43% acreditam que Robinson Faria ganhará; 14% não sabem ou não respondeu.

FONTE: G1 RN 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

JOVEM É MORTO NO BAIRRO BARROCAS CONTABILIZANDO 145 CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ


A Central de Operações da Polícia Militar registrou por volta das 19 horas desta terça feira 14 de outubro mais uma morte violenta em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Uma pessoa, aparentemente menor de idade, conhecido como Rômulo "Sapinho", foi morto em via pública com vários disparos de arma de fogo. O crime foi registrado na Rua Emilio Castelar na conhecida Favela do Cachorro Assado, no bairro Barrocas. A Polícia Militar não tem informações sobre a motivação do crime nem o autor ou autores. 
Segundo informações da perícia técnica a vítima foi atingida com cinco disparos e que a mesma ainda tentou correr para escapar dos inimigos, mas foi alcançada e morta.

FONTE: Santana Noticia
ELEMENTO É PRESO APÓS TENTAR ASSALTAR MOTO - TAXISTA COM UMA ARMA BRANCA EM APODI/RN


Na noite de ontem 13/10, por volta das 21h00min, a Policia Militar foi informada de uma tentativa de assalto nas proximidades do Bacurau I, onde um moto-táxi de nome preservado, teria sido surpreendido por um elemento armado com uma faca, houve luta corporal e o elemento identificado como Marcos Maciel Araújo Torres, de 24 anos, soltou a faca e fugiu correndo pelo corredor da missão. 
Uma guarnição da Rádio Patrulha realizou diligência, mas não encontrou o acusado.
Já na tarde de hoje, a Policia Militar foi informada dando conta que na Rua Luis Leite, mas precisamente em uma casa abandonada, jovem estariam fazendo uso de entorpecente. De imediato uma guarnição da Rádio Patrulha composta pelo Sgt. Ivanildo e o Sd. Túlio foram averiguar a denúncia, e ao chegar ao local, encontraram o acusado do assalto, que ao avistar a policia, fugiu em disparada, mas logo foi alcançado pelos policiais dentro do prédio da usina.
Maciel foi conduzido à delegacia de policia civil de Apodi, onde já existia o procedimento aberto contra ele, por essa tentativa de assalto ao moto-táxi. 

FONTE: Sentinelasdoapodi
GOVERNO DO RN CONVOCA POLICIAIS CIVIS PARA AFETIVAÇÃO


Em cumprimento a decisão judicial em ação interposta pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN), o Governo do Estado convoca policiais civis para a efetivação das matrículas no Curso de Formação, referente à quinta etapa do concurso público realizado em 2008.
De acordo com edital publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14) estão sendo convocados 151 candidatos ao cargo de Agente de Polícia Civil Substituto, 57 candidatos ao cargo de Escrivão de Polícia Civil Substituto, e 95 candidatos ao cargo de Delegado de Polícia Civil Substituto. Os candidatos deverão se apresentar no período de 29 de outubro de 2014 a 05 de dezembro de 2014, conforme distribuição nos dias e horários estabelecidos no edital.
A listagem com os nomes dos convocados pode ser acessada através do link: http://187.60.78.22/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20141014&id_doc=474060

FONTE: Juliana Manzano Assessoria de Comunicação Adepol/RN
ANATEL LANÇA APLICATIVO PARA CONSULTAR QUALIDADE DAS OPERADORAS


A Anatel lançou, nesta terça-feira (14), aplicativo que permite consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular.
O APP Serviço Móvel estará disponível para celulares com sistemas Android e iOS, nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store, respectivamente.

FONTE: ANATEL
SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS SERÁ INAUGURADO NESTA QUINTA 16 DE OUTUBRO


O Capitão Carvalho, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Apodi, e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL), estará inaugurando o sistema de monitoramento por câmeras de nossa cidade, nesta quinta-feira (16) às 16h30min, na sede da Companhia de Policia Militar.
O projeto que tem sete câmeras de alta resolução, instaladas em pontos estratégicos de nossa cidade, a central de monitoramento será operada por policiais o CIOSP (Centro Integrado de Operações e Segurança Pública) na sede da companhia. O projeto teve um custo de 70.000,00 (Setenta mil reais), sendo a grande parte custeada pelo CDL que tem como presidente o empresário Márcio Valdevino.
Segundo Capitão Carvalho, o projeto era uma ideia sua antiga, e conseguiu executa-lo, devido o interesse por parte dos comerciantes.  
Para o evento foram convidadas autoridades locais e de cidades vizinhas.

FONTE: Sentinelasdoapodi
MPRN DEFLAGROU A OPERAÇÃO SANGRIA PARA APURAR DESVIOS DE QUASE R$ 12 MILHÕES EM CIDADES DO OESTE DO RN



O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 14 de outubro, a Operação SANGRIA, destinada a desarticular associação de pessoas formada por agentes públicos, servidores públicos e empresários cujo escopo era fraudar procedimentos licitatórios e/ou a execução contratual no município de Caraúbas, no período de 2008 a 2013.
Cerca de 130 policiais militares apoiam os promotores de justiça no cumprimento dos mandados de buscas e apreensões e prisões temporárias.
Foram expedidos pelo juízo da Comarca de Caraúbas 41 mandados de busca e apreensões e 12 mandados de prisões temporárias, os quais estão sendo cumpridos nas cidades de Caraúbas, Mossoró, Campo Grande e Apodi. As diversas investigações abrangeram as áreas de construção civil, locação de veículos, fornecimentos de combustíveis, fornecimento de merenda escolar e material de expediente, de limpeza, contratação de serviços clínicos (serviços ambulatoriais) e serviços gráficos. Nas investigações tiveram a participação do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, dos Centos de Apoio às Promotorias do Patrimônio Público e de Defesa da Saúde e do GARPP – Grupo de Atuação Regional de Defesa do patrimônio Público.
Participaram da deflagração da Operação Sangria diversas instituições de apoio técnico especializado, a saber: o CADE – Conselho Administrativo de Defesa da Ordem Econômica; Auditores da Secretaria Estadual de Tributação – SET; servidores do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP.
Verificou-se que em comum nas fraudes tinha-se um grupo de gestores, servidores e empresários associados com o objetivo claro de fraudar o procedimento regular licitatório - agindo sob o modus operandi de montagem das licitações - e/ou fraudando a execução dos contratos que se seguiam.
Os contratos celebrados com as fraudes investigadas somam a quantia de R$ 11.710.672,30 (onze milhões, setecentos e dez mil, seiscentos e setenta e dois reais e trinta centavos), e resultam em grande prejuízo aos cofres públicos do Município de Caraúbas, uma vez que se tratam de licitações direcionadas a empresas vinculadas a alguns gestores, prejudicando a disputa por menor preço; execuções contratuais realizadas de modo a beneficiar particulares em detrimento do interesse público e desvio de dinheiro realizado através do pagamento por mercadorias efetivamente não entregues pelos contratados.
Em razão dos elementos colhidos durante a investigação, que demonstram a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de dispensa indevida de licitação (art. 89, da Lei 8.666/93), fraude do caráter competitivo da licitação (art. 90, da Lei 8.666/93), prorrogação contratual ilícita (art. 92, da Lei 8.666/93), fraude na entrega de bens (art. 96, III, da  Lei 8.666/93), associação criminosa (art. 288, do Código Penal), falsidade ideológica (art. 299, do Código Penal), peculato (art. 312, do Código Penal) e ocultação de valores/lavagem de dinheiro (art. 1º, da Lei 9.613/98), entre outros, o Ministério Público ajuizou ações cautelares perante o Juízo de Direito de Caraúbas, requerendo a busca e apreensão em diversos setores da Prefeitura Municipal de Caraúbas, nas sedes das principais empresas envolvidas e nas residências dos principais integrantes do esquema, servidores ou proprietários das empresas, além da prisão temporária dos principais envolvidos nas fraudes.

FONTE: MPRN