FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

POPULAÇÃO DE JANDUÍS ESTÁ EM ALERTA POR SUSPEITAS DE H1N1  



As mortes de duas pessoas e a internação de outra na cidade de Janduís, com suspeitas de infecção pelo H1N1, estão deixando a população da cidade em estado de alerta. De acordo com a secretária de saúde daquele município, Silvia Helena, uma das mortes já teve a causa confirmada e trata-se de um infarto. Já nos outros dois casos, estão sendo aguardados os laudos.
O caso do infarto foi o do vereador Fábio Dantas Brito, que faleceu em Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia, no dia 2 de janeiro deste ano, justamente na data em que assumiria a presidência da Câmara Municipal de Janduís.
A segunda morte que levantou suspeita foi a do conselheiro tutelar João Pita, que é primo do vereador Fábio Dantas. A sua causa-morte deve ser revelada com o laudo esperado para amanhã, sob-responsabilidade do Hospital Wilson Rosado, também em Mossoró, onde Pita faleceu.
Maria do Carmo, vizinha de João Pita, está internada no HRTM e também tem suspeita de H1N1, no entanto, os exames com o laudo só devem ficar prontos em 15 dias. “Vamos esperar o resultado para saber se o caso dela é de H1N1 ou não”, disse a secretária Silvia Helena.
O alerta na população de Janduís se deu principalmente pela aproximação dos três casos, já que os óbitos foram de parentes próximos, além da vizinha de um dos falecidos que também precisou ser internada.
H1N1 – A Influenza é uma doença respiratória aguda (gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Para prevenção algumas medidas devem ser observadas como lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

FONTE: Gazeta do Oeste com informações do repórter Diego de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte