FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

sexta-feira, 25 de março de 2016

77 CASOS CONFIRMADOS DE MICROCEFALIA NO RN, DIZ SESAP  




O Rio Grande do Norte tem 77 casos confirmados de microcefalia até o dia 19 de março. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 


De acordo com o boletim, o estado registra 406 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Os casos notificados estão distribuídos em 79 municípios do estado.
Do total, 290 estão sob investigação, 77 foram confirmados por exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, quatro por critérios clínico-laboratorial e com a identificação do vírus Zika, e 35 foram descartados (por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos).


Dos 406 casos notificados, 3,7% evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto), o que representa um número de 15 óbitos, sendo 9 confirmados e 6 ainda em investigação. Dos 9 óbitos confirmados, seis apresentaram resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, e quatro foram confirmados por critério clínico-laboratorial com identificação do vírus Zika. O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

FONTE: G1 RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte