FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

terça-feira, 5 de abril de 2016

SECRETÁRIA DE SEGURANÇA DO RN CUMPRE AGENDA NA CIDADE DE MOSSORÓ




Seguindo os compromissos da agenda oficial em Mossoró, a secretária estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, se reuniu na manhã desta terça-feira (5), na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) com cerca de 200 policias militares de várias unidades responsáveis pelo policiamento na região Oeste do RN. 


No encontro, Kalina Leite aproveitou para elogiar o desempenho da tropa que, em 2015, conseguiu frear o crescimento da violência, reduzindo em 16% os índices de assassinatos em Mossoró.
“É preciso reconhecer que mesmo diante das dificuldades encontradas no primeiro ano de nossa gestão, os policiais militares agiram como verdadeiros heróis diante de uma violência que só fazia crescer nos últimos dez anos. Encontramos um sistema com viaturas sucateadas, inexistência de equipamentos de proteção individual, direitos dos servidores represados a mais de 20 anos, além de um grande déficit de efetivo. Mesmo assim, conseguimos reduzir os crimes em todo o RN, superando a meta do Ministério da Justiça que previa uma redução de 5%”, destacou a secretária da Sesed.
Kalina Leite voltou a demonstrar sua preocupação com os resultados do primeiro trimestre deste ano, onde as estatísticas apontaram crescimentos no número de mortes violentas letais intencionais na região Oeste e citou algumas das medidas em andamento para a retomada do bom desempenho registrado no ano passado.
“Estamos com recursos já garantidos pelo Governo do Estado que permitirão a ampliação dos serviços do Ciosp de Mossoró e uma comunicação mais eficaz e segura entre as corporações da região. Desta forma, o atual sistema de comunicação migrará do analógico para o digital e isso permitirá a redução do tempo resposta dos nossos atendimentos em áreas onde hoje a nossa comunicação é falha”, destacou Kalina Leite.


No 2º BPM, a secretária ainda apresentou a metodologia Metadados, desenvolvida pela Coordenadoria de Informações Estatística e Análise Criminal (COINE) da Sesed que permite informações consolidadas a respeito das ocorrências registradas pela população, detalhou a funcionalidade do Portal Ciosp, um novo recurso tecnológico desenvolvido pela gestão para monitoramento das viaturas policiais e destacou a importância do Projeto das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) recentemente implementado em Mossoró para permitir uma maior integração entre as Polícias Civil e Militar.
Ainda na manhã de hoje, a secretária Kalina Leite foi recebida no Fórum de Mossoró pelo diretor da unidade, o juiz José Herval Sampaio Junior, bem como por outros juízes do Poder Judiciário da região Oeste, quando foi realizada uma breve prestação de contas a respeito das ações em andamento da gestão. No encontro, a secretária da Segurança Pública citou a realização de concursos públicos como uma das prioridades da gestão.
“Recebemos do Tribunal de Contas do Estado o aval para dar andamento aos processos dos concursos que tratam da reposição do efetivo da Segurança, que ao longo da última década sofreu com a falta de investimentos. Estamos avançando nos trâmites administrativos para que ainda neste semestre possamos iniciar a publicação dos editais”, destacou Kalina Leite.


No Fórum, a secretária aproveitou para falar dos investimentos realizados pelo Governo do Estado para renovação dos contratos de alugueis e ampliação da frota e o empenho do atual Comando Geral da Polícia Militar quanto a regularização e ampliação dos pagamentos de diárias operacionais que hoje custam para o estado uma média de R$ 1,4 milhão/mês e permitem cerca de 480 policiais a mais nas ruas. Kalina Leite também fez questão de destacar os resultados da Operação Madrugada Segura realizada diariamente em todo o RN o que tem contribuído para a diminuição de ocorrências envolvendo agências bancárias no estado.
Participaram também das reuniões, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Dancleiton Pereira e o Diretor de Polícia Civil do Interior, o delegado Cleiton Pinho.
Na tarde desta terça-feira (5), a secretária da Sesed também visitou o Hospital da Polícia Militar de Mossoró, voltou a se reunir com os gestores da PM no quartel do 2º BPM e atendeu diversos veículos de imprensa da cidade.

FONTE: Assessoria de Comunicação/SESED


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte