Editors Picks

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ALUNOS DO CAMPUS APODI DESENVOLVEM SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE LEILÕES AGROPECUÁRIOS 




Na economia contemporânea a prática de leilões representa um papel cada vez mais importante como instrumento de alocação de bens. O setor público, por exemplo, se utiliza bastante dessa modalidade, quer seja na venda de títulos ou aquisição de bens e serviços. O Campus Apodi do IFRN, ao longo dos anos, vem realizando leilões com ofertas de suínos, ovinos e caprinos para criadores da região.
No entanto, a Direção de Gestão da Unidade Agrícola-Escola, setor responsável pela realização de tais leilões, utilizava planilhas manuais e eletrônicas para fazer o controle dos mesmos. Tais instrumentos não ofereciam facilidade de acesso ou modificação dos dados desses leilões, restringindo a confiabilidade e a segurança das informações. Outrossim, o uso de planilhas dificultava o compartilhamento de informações bem como a integração de dados.


Nesse sentido, os alunos Anderson Gurgel, Bruna Oliveira e Rebeca Paiva, concluintes do Curso Técnico Integrado em Informática, orientados pelo docente Cleone Lima, desenvolveram um Sistema Computacional para o Gerenciamento de Leilões Agropecuários. Dentre as funcionalidades do sistema destacam-se: o cadastro de participantes, de animais, de lotes, o registro de lances, o histórico de lances, a geração de relatórios e a emissão de ata. É importante salientar que a ferramenta desenvolvida pode ser utilizada em diversos dispositivos eletrônicos (tablets, celulares e computadores).
O sistema foi utilizado, pela primeira vez, no 4º leilão ocorrido no dia 12 de agosto e foi muito bem avaliado pelos usuários, que de forma inédita, emitiram seus relatórios em tempo real.

O próximo passo será apresentar esse projeto em encontros científicos.

FONTE: IFRN Apodi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário