FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN: junho 2016

terça-feira, 28 de junho de 2016

SENSACIONAL! HOMEM DOARÁ TODO O VALOR PARA A CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO DE SANTA LUZIA EM MOSSORÓ/RN  




As manchetes noticiam. Parece inacreditável, mas é a mais pura verdade. Em plena época de crise, um empresário pernambucano, conhecido como Antônio Pacheco, doará integralmente uma quantia equivalente a mais de R$ 15 milhões de reais para construção do Santuário de Santa Luzia. O monumento, que será a maior estátua católica de todo o mundo, promete agitar o turismo regional.


Para idealizadores do projeto, construção da imagem não consiste em exploração da fé com vistas a interesses econômicos, mas destacam o monumento como uma maneira alternativa de impulsionar a economia local por meio do turismo (alguém explica essa contradição?). 
O fato é que, há meses, sem sucesso, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, procurava apoio para construção da imagem. O milagre veio como uma luva!
Para o pernambucano, que afirma fazer a doação sem “nada em troca”, o que o motivou a construir a imagem foi a enorme fé da mãe, Lucélia Pacheco, que faleceu há algum tempo e era devota de Santa Luzia. 
O empresário estipulou apenas duas condições para fazer a doação: a primeira, que não fosse cobrada nenhuma taxa para entrada, e a segunda, que não houvesse nenhum vínculo entre a empresa que irá construir o monumento e a classe política municipal ou estadual. Mais uma vez: inacreditável.
Projeto é grandioso e ultrapassa grandes símbolos mundiais em extensão, como o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro/ Foto: PMM.


Para vocês, que assim como eu, ainda não estão acreditando, o lançamento da pedra fundamental da imagem católica aconteceu no último dia 26 de junho de 2016, já com a presença do empresário, no alto da Serra Mossoró. O projeto arquitetônico assusta, é grandioso e imenso. Um dia histórico para a cidade de Mossoró, que em breve entrará para a rota do turismo religioso.
Obras iniciarão já no próximo mês. Com todas as críticas e correções a serem feitas, devemos reconhecer que, dessa vez, os planos audaciosos e por vezes mirabolantes do atual chefe do executivo, surtiram efeito. Mas realmente, há de se ressaltar, só um milagre para concretizar projeto tão audacioso e pomposo. O prefeito está feliz da vida.

FONTE: portalagendese.com.br





JOVEM É EXECUTADO NO MEIO DA RUA NO SANTA HELENA EM MOSSORÓ/RN




Mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo foi registrada no início da noite de hoje, 28 de junho de 2016, no Loteamento Santa Helena em Mossoró.


João Lucas da Silva Queiroz, de 22 anos de idade, foi morto na frente da casa onde morava na Rua José Melo de Souza. Segundo informações, dois indivíduos chegaram na casa, chamaram ele e ficaram conversando no meio da rua. A polícia recebeu informação de familiares que não houve nenhuma discussão entre os acusados e a vítima, que foi baleado três vezes, na cabeça e no tórax e morreu no local antes do socorro médico.


Segundo a família, João Lucas era um trabalhador, não tinha envolvimento com crimes e nem passagens por delegacias.
Para a polícia, parece não haver duvidas que a vítima era conhecida dos acusados, mas ninguém conseguiu identifica-los.


Depois dos procedimentos no local o corpo de João Lucas da Silva Queiroz foi removido para a base da Unidade do Itep em Mossoró onde será necropsiado.

FONTE: OCamera.com.br



PROGRAMA CLUBE DO BREGA É DIVERSÃO GARANTIDA NAS TARDES DE SÁBADO




Neste Sábado dia 02 de Julho os Bregueiros e Bregueiras de Plantão estão Intimados para Curtir mais um Super Bregão Lotação.
Vamos abrir a Agenda do Mês de Julho Pela Primeira Vez Direto da Churrascaria Asa Norte, ao Lado do Posto Apodi (Posto de Bebé) as Margens da BR 405 km 76.


Junte sua Galera, Amigos e Familiares e Venha Prestigiar e Participar do Melhor Programa Brega ao Vivo, a Caravana do Clube do Brega sempre levando para os Amantes da Música o Melhor Bregão Pop para a Turma se Divertir Dançar e Cantar.
Transmissão ao Vivo a Partir das 13h30min da Nossa Rádio Vale do Apodi Patrimônio do Povo da Região.
A Nação Bregueira são os Nossos Convidados Especiais e Não Pode Perder o Programa mais Itinerante do Rádio, Clube do Brega com Marcela Silva, Kiko Morais, Asincleve Silva e Toda Caravana do Nosso Bregão Lotação Direto da Churrascaria Asa Branca ao Lado do Posto Apodi as Margens da BR 405 Km 76 em Apodi.

Organização: Damião e Marinalva




GOVERNO DO RN PAGARÁ FUNCIONALISMO A PARTIR DO DIA 5




O Governo do Estado enviou nota para a imprensa na noite desta terça-feira (28), informando que o pagamento do funcionalismo público terá início a partir da próxima terça-feira, dia 5 de julho.


Contudo, o calendário para o pagamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas não foi detalhado.
A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) aguarda apenas a informação referente aos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para anunciar os detalhes com os repasses.


No mês passado, os funcionários da Educação foram os primeiros a receberem os vencimentos, seguidos dos servidores da Saúde e Segurança, sendo o último dia agendado pelo governo para depositar os salários das demais secretarias e órgãos.

FONTE: NoMinuto.com



POLÍCIA CIVIL DE CARAÚBAS DIZ SABER QUEM MATOU DONO DE EMPRESA DE VIGILÂNCIA 




Francisco Trajano de Souza foi morto nesta segunda (27) em Caraúbas.
Outras quatro pessoas ficaram feridas; suspeitos são foragidos da Justiça.
Gustavo da Silva Nogueira, também conhecido como ’Nego Velho’, e Erico Soares Lopes, o ‘Leco’, são procurados pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)


A Polícia Civil já sabe quem são os dois homens que mataram a tiros o dono de uma empresa de vigilância na cidade de Caraúbas, na região Oeste do estado, na noite desta segunda-feira (27). Outras quatro pessoas ficaram feridas no ataque, entre elas dois adolescentes de 16 anos que trabalhavam para o empresário. Baleado na cabeça, um deles está entubado e com ventilação mecânica. “Os assassinos são Gustavo da Silva Nogueira, também conhecido como ’Nego Velho’, e Erico Soares Lopes, o ‘Leco’, revelou o delegado Erick Gomes.
Francisco Trajano de Souza, de 45 anos, estava na calçada de casa, onde também funciona o escritório da Vigilância Puma, quando dois homens em uma motocicleta pararam os veículos na esquina e caminharam até a frente da residência. Ao se aproximarem, os dois abriram fogo.


Em contato com o G1, o delegado disse que Francisco vinha sofrendo ameaças de bandidos e que, na semana passada, havia prestado queixa.
Ainda de acordo com Erick Gomes, os dois suspeitos são considerados foragidos do sistema prisional do estado e respondem a vários crimes de homicídio, assaltos e tráfico de drogas na região. 
Gustavo fugiu da Cadeia Pública de Caraúbas no dia 5 de março deste ano juntamente com outros 10 detentos. Os presos usaram lençóis para escalar o muro da unidade. Já o Erico, ainda segundo o delegado, foi beneficiado com a progressão de pena, passando do regime fechado para o semiaberto. “Em abril, no entanto, ele deixou de se apresentar para dormir na cadeia e também virou fugitivo”, explicou.
Além de Francisco, alvo do ataque, e dos dois adolescentes que trabalhavam para ele, ainda foram atingidos pelos disparos um homem e sua filha, que são vizinhos do empresário e também estavam na calçada.
Após o ataque, vítimas dos criminosos foram socorridos aos hospital de Caraúbas (Foto: Gidel Morais/Icém Caraúbas)


As vítimas foram socorridas para o hospital da cidade, mas Francisco não resistiu aos ferimentos. Os dois adolescentes foram transferidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Um deles está entubado e com ventilação mecânica em razão de um tiro que atingiu a cabeça dele. O outro, permanece em repouso e não corre risco de morte. Já os vizinhos do empresário, um cantor da cidade e a filha, sofreram ferimentos leves e já foram liberados.

Ódio de vigilantes

“Os criminosos de Caraúbas têm ódio de vigilantes". Isso porque, segundo Erick Gomes, "os vigilantes ajudam o trabalho da polícia”. Nos últimos anos, ainda de acordo com o delegado, sete vigilantes da cidade já sofreram atentados. Seis foram mortos. O último caso, antes do ataque desta segunda, aconteceu em dezembro do ano passado. Na ocasião, foi assassinado o gerente da própria Vigilância Puma, Antônio Carlos Lacerda, de 33 anos. Ele foi atingido por tiros de pistola 9 milímetros (de uso restrito do Exército brasileiro) e espingarda calibre 12.

FONTE: G1 RN E OCamera.com



SENADO CONCLUI VOTAÇÃO DO SUPERSIMPLES




O Plenário do Senado concluiu nesta terça-feira (28) a atualização das regras para o enquadramento das empresas no Supersimples. O texto base foi aprovado na terça-feira passada (21), mas foi submetido a um turno extra de votação, por se tratar de um substitutivo.
Com 58 votos a favor – 17 a mais que o mínimo necessário – a matéria foi aprovada por unanimidade em turno suplementar. 
A intenção era fazer a votação final na última quarta-feira (22), mas as emendas apresentadas em Plenário motivaram mais um pedido de adiamento de votação. Como houve alteração, a matéria volta para a análise da Câmara dos Deputados.


Supersimples é como é conhecida a legislação com regras tributárias simplificadas para as empresas de pequeno porte. A maioria das manifestações dos senadores foi no sentido de destacar a importância do projeto para as pequenas empresas e para o crescimento econômico do país. O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que a atualização do Supersimples ainda pode ajudar o Brasil na geração de empregos.
"É um projeto muito importante para elencar um fato positivo, de modo a incentivar a retomada do crescimento da economia do país", declarou Renan.
A relatora do projeto, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), explicou que o objetivo das alterações é fazer mais empresas aderirem ao Simples – e, consequentemente, gerar mais empregos. Marta é autora do substitutivo ao projeto original do ex-deputado Barbosa Neto (PLC 125/2015 - Complementar). Segundo Marta, o texto levado ao Plenário tenta contemplar a maior parte dos interessados. Ela destacou que houve sugestões de governadores, da Receita Federal e de entidades representativas.
"O projeto se pauta no tripé: simplificação, tributação diferenciada e incentivo ao emprego. O atual momento exige essa preocupação com o emprego", afirmou Marta.

Emendas

Na semana passada, o líder do governo, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), havia manifestado preocupação com a inclusão de muitas categorias no Supersimples, com receio de “um rombo fiscal muito grande”. Junto com o senador Armando Monteiro (PTB-PE), ele apresentou uma emenda para definir o critério de capacidade de geração de emprego (a relação entre folha de pagamento e receita bruta, entre 23% e 28%) para o enquadramento das empresas e das diversas categorias profissionais dentro das faixas que permitem impostos mais baixos. Marta acatou a emenda, classificando-a como "um avanço”.
"Quanto mais emprego uma empresa gerar, menos imposto vai pagar. É um critério universal, para que as diversas categorias profissionais possam usufruir do Supersimples", explicou Marta.


A relatora ainda acatou emendas sobre inclusão de serviços odontológicos,  regras de exceção sobre o recolhimento de ISS e ICMS e papel do investidor anjo – que será beneficiado pelo Simples já a partir de 2017. A maioria das medidas entra em vigor em 2018. O projeto também eleva o limite de receita bruta anual para o enquadramento como microempreendedor individual, que passa dos atuais R$ 60 mil para R$ 81 mil.

Acordo

O senador José Pimentel (PT-CE) elogiou a atuação da relatora, que acatou várias emendas apresentadas pelos senadores. Pimentel informou, no entanto, que pedirá aos deputados para fazer mais alguns ajustes no texto. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) parabenizou Marta e o líder do governo pelo acordo sobre o texto final.
O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) elogiou o acordo sobre o texto definitivo e sobre as emendas, que permitiu um tratamento mais igualitário entre as categorias profissionais. Ele ainda destacou a importância da legislação do Supersimples para as empresas de pequeno porte.
"Foi uma grande vitória! Buscamos uma solução para todas as categorias", afirmou Caiado.

FONTE: Agência Senado



PARABÉNS AOS 89 ANOS DE DONA BIBIA A PRIMEIRA MULHER VEREADORA NO MUNICÍPIO DE FELIPE GUERRA




Nascida em 28 de Junho de 1927, vinda de família humilde e com uma trajetória de vida exemplar, a ex-enfermeira, ex-produtora cultural e primeira vereadora da cidade de Felipe Guerra, Maria Benedita do Rosário, mais conhecida na sociedade felipense como Dona Bibia completa nesse Dia (28) os 89 anos de vida e de grandes serviços prestados ao município de Felipe Guerra.


Dona Bibia tem suas raízes na comunidade de Pindoba, e foi eleita no ano de 1977-1982 a primeira mulher vereadora da cidade de Felipe Guerra, e inclusive foi candidata a vice-prefeita na chapa do saudoso Joel Canela em 1982, não obtendo êxito.
Mulher, produtora, guerreira, enfermeira e acima de todas as suas qualidades, Maria Benedita do Rosário é o maior exemplo de uma mulher que mesmo lutando contra as mais diversas adversidades venceu e hoje é a mais verdadeira expressão quando a política pública ingressou em seu caminho para servir ao povo em prol da construção de uma sociedade felipense mais humana, igualitária e de justiça social.


No ano de 2013, Bibia recebeu um Título de Mulher Felipense na Câmara Municipal. Mesmo diante das dificuldades da velhice em que se encontra, queremos homenagear essa ilustre figura exemplar e desejamos que Deus possa abençoar-lo e toda a família, proporcionando muita Paz e Saúde.




segunda-feira, 27 de junho de 2016

ATAQUE A TIROS DEIXAM QUATRO BALEADOS E UMA PESSOA MORTA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN 




Um morto e pelo menos quatro baleados na noite desta segunda-feira, 27, na cidade de Caraúbas, oeste do Rio Grande do Norte. Os sobreviventes estão sendo socorridas para o Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva e posteriormente para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
As primeiras informações indicam que os alvos dos atiradores eram seguranças da empresa Puma. 


Inclusive o responsável pela empresa, conhecido por Francisco (foto), não resistiu aos ferimentos. Outros dois que trabalham com ele em Caraúbas fazendo segurança privada também foram baleados.
As outras duas vítimas são Assis Blênio, atingido de raspão no braço; e a filha dele. Fernanda, atinigida no pé. Eles estavam sentados na calçada na hora do ataque e foram atingidos por estilhaços. Escoltados pelo Grupo Tático de Operações, as vítimas estão sendo transferidas para Mossoró.
Um dos seguranças baleados está em estado muito grave.
As vítimas foram baleadas no Conjunto Nestor Fernandes, que fica perto do Centro da cidade. 
A informação foi confirmada pelo Capitão Inácio Brilhante. Foi solicitado reforço da Polícia Militar das cidades vizinhas e acionados a Polícia Civil para iniciar a apuração do caso.

FONTE: Mossoró Hoje




CORREIOS E COMITÊ RIO 2016 LANÇAM NO RIO NOVOS SELOS DOS JOGOS OLÍMPICOS 




O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e os Correios lançaram hoje (27), no Rio de Janeiro, a emissão Nossos Selos Rio 2016 – Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que reúne 16 ilustrações vencedoras do concurso cultural de selos postais promovido pelo comitê por meio do aplicativo digital Meu Rio 2016. Este foi o sexto lançamento conjunto feito pelas duas instituições, conforme informou a diretora de Licenciamento de Varejo do Comitê Rio 2016, Sylmara Multini.


De um total de 16 selos, quatro foram destinados a crianças e o restante para adultos. O lançamento ocorreu na Escola Ginásio Vicente Licínio Cardoso, que tem três alunas vencedoras: Hemilly Pereira, Danielle Martins e Samara Brum.
Entre as ilustrações ganhadoras de adultos, uma foi de um morador do Rio de Janeiro e as demais de outros estados brasileiros. 
O concurso teve por temática “O que mais te inspira no espírito Olímpico e Paralímpico”.


“Foi uma forma de nós estarmos engajando o público, para ele poder participar dos Jogos. A emoção das crianças e a alegria no rosto delas hoje foram demais. Muito bacana”, disse a diretora do comitê.
As ilustrações vencedoras foram reunidas pelos Correios em uma folha com 16 selos, que podem ser adquiridos em sua totalidade ou individualmente, inclusive por colecionadores. Segundo informou a assessoria de imprensa dos Correios, o valor de cada selo é o referente ao primeiro porte de carta comercial.
A emissão tem tiragem de 45 mil folhas e estará à venda nas principais agências dos Correios e na loja virtual da empresa. “A gente acredita que vai ter um valor muito grande para os colecionadores. E é bem legal, porque é um selo que você pode colocar em uma carta e enviar. Tem um valor simbólico”, comentou a diretora do comitê.
Sylmara Multini adiantou que haverá mais dois lançamentos de selos em parceria com os Correios, um deles abrangendo as arenas esportivas. 


O último será especial, com um tema ainda surpresa, mas que remeterá ao encerramento dos Jogos. “São ilustrações bastante icônicas”, informou.
Os três primeiros lançamentos se referiram às modalidades esportivas, emitidos em três folhas de selos diferentes, com 31 ilustrações, sendo a última relativa aos 31º Jogos Olímpicos de Verão, que ocorrerão no Rio de Janeiro. O quarto e quinto lançamentos envolveram as mascotes da Olimpíada e da Paralimpíada.

FONTE: Agência Brasil



COLISÃO ENTRE CARRO E CARROÇA DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 304 EM MOSSORÓ/RN




Uma colisão envolvendo um veículo com placas de Mossoró e uma carroça terminou com 03 pessoas feridas, o condutor do carro e um dos ocupantes da carroça ficaram em estado grave.
O acidente aconteceu no início da noite de hoje, 27 de junho, em cima da conhecida ponte do Genésio, na Avenida do Contorno da BR 304 em Mossoró região Oeste do Rio Grande do Norte.


Segundo informações, dois jovens saiam do bairro Estreito com uma carroçada de madeira e quando passavam por cima da ponte foram colhidos por trás por um veículo que trafegava no mesmo sentido.


O condutor do veículo, sofreu várias escoriações pelo corpo e apresentava sangramento no rosto. Um dos ocupantes da carroça foi arremessado por cima da proteção que divide as pistas e sofreu um corte profundo na cabeça, com perda de muito sangue. 


Eles dois foram socorridos pelas equipes do Samu. O outro ocupante da carroça, reclamava dores nas duas pernas, mas aparentemente estava bem. Ele foi atendido pela equipe de Resgate do corpo de Bombeiros.

Obs: Não foi possível pegar os nomes das vítimas.

FONTE: OCamera.com.br



JOÃO GAUBERTO "BIOCA" CARAUBENSE QUE ENCONTRA - SE DESAPARECIDO 





João Gauberto, conhecido popularmente por “Bioca” morava na comunidade de Marrecas em Caraúbas e veio morar aqui em Mossoró para tratamento de saúde.


Ele estava morando na região do Estreito, ali na saída para a Cidade de Governador Dix Sept Rosado, mas desapareceu no final de semana. 
Ele tem família em Caraubas.
Por favor, quem souber alguma informação ligar pra família 9.9993 3722 ou 9.9944 - 2253



RN TEM A 3ª GASOLINA MAIS CARA DA REGIÃO NORDESTE




O Rio Grande do Norte tem a terceira gasolina mais cara do Nordeste, com Natal na quarta posição entre as nove capitais da região. O cenário é do mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo.


No ranking de preços da gasilina no NE, o estado do Ceará lidera com junto a capital Fortaleza, com R$3,95. Em seguida, Alagoas junto com a capital Maceió aparecem com R$ 3,83.


Entre os estados, o RN figura em terceiro, com R$ 3,79. E Natal surge na quarta colocação entre as capitais nordestinas, com R$ 3,75; antecedida por Recife, com R$ 3,77.
A gasolina mais barata na região é encontrada no estado do Maranhão: R$ 3,56; e na capital São Luís: R$ 3,43.


Infográfico extraído do Diário do Nordeste.

FONTE: DeFato.com



ABONO SALARIAL PIS/PASEP PODERÁ SER SACADO ATÉ QUINTA - FEIRA 30




Aproximadamente 1,38 milhões de trabalhadores brasileiros ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep e têm até está quinta-feira (30) para sacar o benefício segundo informações fornecidas nesta segunda-feira (27) pelo Ministério do Trabalho.


De acordo com o governo foram pagos R$18,4 milhões até a última sexta-feira (24) para 22, 2 milhões de trabalhadores que compreende 94,14% do total.
Beneficiários devem procurar uma agência da Caixa Econômica ou Banco do Brasil para sacar os valores que equivale a um salário mínimo com valor de R$880,00. Os valores que não forem sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Números oficiais revelam que em todo o Brasil 23,6 milhões de trabalhadores tem direito a receber o abono salarial de 2015. De acordo com o governo tem direito ao abono trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos com remuneração média de até pelo menos dois salários mínimos. E que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014.
Além disso, o trabalhador tem que ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro desemprego e abono salarial.


COMO SACAR O BENEFÍCIO

O trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta, caso contrário deverá comparecer com o cartão cidadão e a senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o cartão cidadão o trabalhador poderá sacar em qualquer agência da Caixa com documento de identificação.  As informações sobre o direito ao saque podem ser obtidas pela central de atendimento Alô Trabalho 158. Pelo 0800-7260207 da Caixa, e pelo autoatendimento 0800-7290001 do Banco do Brasil.



BALNEÁRIO BEIRA RIO EM FELIPE GUERRA VAI REALIZAR MAIS UM FESTAÇO





Super Festa pra Galera Curtir



TARIFAS DE SERVIÇOS POSTAIS FICAM MAIS CARAS 





A partir de amanhã (28), as tarifas de serviços postais nacionais e internacionais dos Correios terão um reajuste médio de 10,7%. A portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações regulamentando os novos valores foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.


Com o reajuste, o primeiro porte da carta não comercial terá seu valor corrigido de R$ 1,05 para R$ 1,15. No caso de telegrama nacional redigido pela internet, a tarifa passa de R$ 6,39 para R$ 7,07 por página. A tarifa da Carta Social, destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família, permanece inalterada, em R$ 0,01.
O reajuste já tinha sido definido pelo Ministério da Fazenda na semana passada. Os serviços são reajustados todos os anos com base na recomposição dos custos repassados à estatal, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza e salários dos empregados. As novas tarifas não se aplicam ao segmento de encomendas e marketing direto.

FONTE: NoMinuto.com




JOVEM DE 17 ANOS FOI FERIDO POR ARMA DE FOGO NO BAIRRO SANTO ANTONIO EM MOSSORÓ/RN 




Francisco Batista da Costa, de apenas 17 anos de idade foi baleado no ombro próximo ao campo de futebol do Conjunto Independência, no bairro Santo Antônio, em Mossoró.


Ele recebeu atendimento no local e foi socorrido para o Hospital Tarcísio Maia, por uma equipe do Samu e aparentemente não corre riscos de morrer.
O adolescente disse que elementos passavam pelo local atirando, mas não acredita que os disparos fossem pra ele, pois não tem envolvimento com ilícitos. Mesmo ferido o menor procurou socorro na casa de familiares.

FONTE: OCamera.com.br



domingo, 26 de junho de 2016

A PARTIR DO DIA 30 LÂMPADAS INCANDESCENTES NÃO PODERÃO SER VENDIDAS NO BRASIL 




A partir da próxima quinta-feira (30), as lâmpadas incandescentes não poderão mais ser vendidas no Brasil. As alternativas para os consumidores são as lâmpadas fluorescentes ou as de LED que, apesar de mais caras, consomem menos energia e duram mais.


Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75%, se comparada a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. E se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%. A durabilidade da LED é 25 vezes superior às lâmpadas incandescentes e até quatro vezes maior que as lâmpadas fluorescentes.
Para o diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux ), Isac Roizenblatt, vale a pena investir em lâmpadas mais modernas, porque o retorno financeiro é grande. “O que custa pesado para os consumidores não é o preço da lâmpada de fato, é o preço da energia ao longo do tempo. Então, esse investimento retorna rapidamente”, avalia.


Enquanto uma lâmpada incandescente de 60 watts custava em média R$ 2,90, uma equivalente de LED custa em torno de R$ 8,90. Segundo a Abilux, o preço da lâmpada de LED vem caindo cerca de 30% por ano no Brasil.
Roizenblatt também aponta que as lâmpadas incandescentes emitem 95% de calor e apenas 5% de luz, o que prejudica o meio ambiente. “É uma lâmpada que tem baixíssima eficiência e vida curta”, explica. 
Segundo ele, a melhor opção é usar as lâmpadas LED, que são mais eficientes e não contêm metais pesados, como as fluorescentes, que têm mercúrio em sua composição. O uso de lâmpadas LED já é adotado amplamente em outros países como China, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Austrália, Argentina, Venezuela e na União Europeia.
A troca das lâmpadas incandescentes no Brasil começou em 2012, com a proibição da venda de lâmpadas com mais de 150W. Em 2013, houve a eliminação das lâmpadas de potência entre 60W e 100W. Em 2014, foi a vez das lâmpadas de 40W a 60W, e o processo de substituição acaba no dia 30 junho deste ano, com a proibição das lâmpadas com potência inferior a 40W. A partir dos prazos finais estabelecidos, fabricantes, atacadistas e varejistas serão fiscalizados. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e quem não atender à legislação poderá ser multado.


Segundo a Abilux, se todas as lâmpadas do país fossem substituídas por LED, haveria uma redução de cerca de 10% no consumo de energia elétrica. “Não só o cidadão ganha quando usa uma lâmpada mais moderna, mas o país ganha porque transfere investimentos em geração e distribuição de energia. A diferença de eficiência é tão grande que reflete em todo o país porque não existe lugar onde não se usa uma lâmpada, em ambientes externos e internos. Então, vale a pena”, diz Roizenblatt. Segundo dados da ONU, a substituição das lâmpadas incandescentes no mercado é capaz de economizar anualmente cerca de 5% de toda a energia elétrica utilizada no mundo.
Nas lojas de Brasília, já é difícil encontrar lâmpadas incandescentes para vender, embora ainda haja procura dos consumidores. “Algumas pessoas ainda procuram, se tivéssemos ainda em estoque, com certeza venderíamos”, diz o gerente de vendas de uma loja da capital, Sebastião Pereira Costa.
Segundo ele, as pessoas procuram porque gostam da cor da luz incandescente e não se acostumam com a luz emitida pelas lâmpadas LED. “A qualidade da luz incandescente ainda é a melhor, apesar de ter um maior consumo de energia, esquentar muito e durar pouco”, diz. De acordo com o gerente, existem hoje no mercado opções de lâmpadas LED com luminosidade amarelada, parecida com as incandescentes.

FONTE: Agência Brasil



 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte