terça-feira, 1 de novembro de 2016

QUAL O SIGNIFICADO DO DIA DE FINADOS NA TRADIÇÃO CRISTÃ? 




2 de novembro, dia dos fiéis defuntos. Para a Igreja católica não se trata de um feriado qualquer, mas de uma oportunidade de rezarmos  pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus. Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva. No século XIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1 de novembro era comemorada a solenidade de todos os santos.


A Igreja sempre celebra aquilo que provém de uma tradição, daquilo que é fruto de uma experiência de fé no seio da comunidade cristã. O professor de teologia da vida consagrada no Instituto Regional para a Formação Presbiteral do Regional Norte 2, Frei Ribamar Gomes de Souza, explicou que Santo Isidório de Servilha chegou a apontar que o fato de oferecer sufrágios e orações pelos mortos é um costume tão antigo na Igreja que pode ter sido ensinado pelos apóstolos. 
O Frei salienta ainda qual o significado do dia de finados, que para o Catolicismo é uma data tão importante.
“A comemoração de todos os fiéis falecidos evidencia a única Igreja de Cristo como: peregrina, purgativa e triunfante que celebra o mistério pascal”, disse.
O Frei também explica a esperança que deve brotar no coração dos cristãos, os quais são convidados a não parar na morte, mas enxerga-la na perspectiva da ressurreição de Cristo.
”Às vezes olhamos a nossa vida numa perspectiva de uma tumba que será fechada com a terra e com uma pedra em cima, mas para nós cristãos, Cristo está diante dessa pedra ele que é a Ressurreição e a vida. Ele olha através da pedra e ver a cada um de nós”, salientou.

Dia de finados e purgatório.

O purgatório que faz parte da doutrina escatológica da Igreja é a condição de purificação que as almas devem passar para apresentarem-se sem mancha diante de Deus. Ao contrário do que se pensa, não trata-se de um castigo, mas de uma intervenção da misericórdia de Deus. A doutrina do Purgatório veio definida no segundo Concílio de Lion em 1274. 


Frei Ribamar Gomes explica que este dia serve para rezarmos preferencialmente pelas almas dos purgatório, as quais precisam de purificação para adentrarem no Paraíso.
“O purgatório nos transforma na figura sem mancha, ou seja, no verdadeiro recipiente da eterna alegria. No purgatório a alegria do encontro com Deus que acontecerá, supera a dor e o sofrimento. Só não acredita no purgatório quem duvida da misericórdia de Deus. o verdadeiro significado do dia de finados só pode ser encontrado no amor de Deus”.



ENEM É ADIADO PARA 3.990 CANDIDATOS DO RN 




O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (1º) que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação no próximo fim de semana, em razão de 304 ocupações em colégios listados como locais de provas.


No Rio Grande do Norte, 3.990 candidatos serão afetados e as provas não serão aplicadas em cinco locais. As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo Inep por meio de SMS, email e divulgação nos sites e redes sociais MEC e do Inep. Os inscritos podem acessar o aplicativo Enem 2016 e, ainda, se informar pelo 0800 616161.
A aplicação das provas do Enem não vai acontecer no próximo fim de semana no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de Caicó, no IFRN de Macau, no campus do IFRN da Zona Norte de Natal, e nas escolas estaduais Professor Anísio Teixeira e Desembargador Floriano Cavalcanti (Floca), na capital potiguar.


A assessoria do IFRN Zona Norte entrou em contato com o G1 e informou que os alunos garantiram que a unidade será desocupada ainda nesta terça-feira (1). Ainda de acordo com a assessoria, o Inep não comunicou oficialmente a unidade escolar sobre o adiamento da prova no local.
Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem. "O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco".

Ocupações

As ocupações em escolas e universidades do Rio Grande do Norte começaram no início de outubro em protesto contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241, aprovado em segundo turno pela Câmara Federal.
O Ministério da Educação pediu que os estudantes desocupassem escolas que seriam locais de prova do Enem. O MEC optou por adiar a prova apenas nos locais que estão ocupados.

FONTE: G1 RN



PLENÁRIO DO SENADO APROVA PROJETO QUE CONSIDERA VAQUEJADA MANIFESTAÇÃO CULTURAL 




O plenário do Senado aprovou hoje (1º) o projeto de lei que torna a vaquejada patrimônio cultural imaterial e manifestação da cultura nacional. A proposta é uma tentativa de reverter decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar a prática inconstitucional, por estar ligada a maus-tratos de animais.


O PLC transforma as práticas de montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning, paleteadas e outras provas típicas, como Queima do Alho e concurso do berrante, em expressões artístico culturais e as eleva à condição de manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial.
A matéria tinha sido aprovada mais cedo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa e entrou na pauta do plenário por acordo após articulações de senadores favoráveis ao projeto. O senador Roberto Muniz (PP-BA) defendeu a vaquejada e disse que a prática é diferente das touradas, por exemplo.


“Diferente de outros esportes, em outros países, como a tourada, onde a luta era entre o toureiro verso o touro, do ser humano verso o seu animal, na verdade esse esporte [vaquejada] nasce de uma necessidade e do carinho que o vaqueiro tem pelo animal”, disse. Segundo Muniz, esse “carinho” é demonstrado durante a vaquejada. “Ele derruba e traz o animal com muito carinho”, disse o senador mais cedo, durante os debates na comissão.
Como o texto é originário da Câmara dos Deputados e foi aprovado sem alterações, o projeto segue agora para sanção do presidente Michel Temer.

FONTE: Agência Brasil



FESTA DA PADROEIRA EM FELIPE GUERRA








MULTINACIONAL GERA MAIS DE 3 MIL NOVOS EMPREGOS NO RN




O governador Robinson Faria recebeu na manhã desta terça-feira (1), a diretora de Capital Humano da Teleperformance, Simone Nunes, para falar sobre a abertura de novos empregos no Rio Grande do Norte. A multinacional já possui uma unidade no município de São Gonçalo do Amarante e acaba de instalar uma nova em Parnamirim. A expectativa é gerar mais de 3 mil vagas de trabalho na unidade até 2017.


“É muito importante a abertura de novos empregos para a população nesse momento de recessão econômica. Enquanto algumas empresas estão fechando as portas, a Teleperformance resolveu apostar e confiar no Rio Grande do Norte. Estaremos sempre de portas abertas para o diálogo e queremos colaborar da melhor forma possível para efetivar a instalação de empresas e criar oportunidades no Estado”, explicou o chefe do executivo estadual.


O Rio Grande do Norte é o segundo Estado do Brasil a receber a instalação da empresa. De acordo com Simone Nunes, durante as pesquisas foi decidido que o estado potiguar era o que oferecia mais vantagens. “Quando decidimos expandir o mercado para fora de São Paulo, procuramos um estado favorável para crescimento, com equilíbrio econômico e pessoas comprometidas e cordiais. E foi justamente isso que encontramos no Rio Grande do Norte”, disse a diretora. Ela ainda afirmou que a empresa tem expectativas de continuar crescendo no RN e futuramente abrir uma nova unidade.
Também participaram da audiência o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo e o de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro.

A Teleperformance


A empresa francesa é líder mundial em relacionamento multicanal e está presente em 65 países. A Teleperformance chegou ao Brasil em 1998 e possui 10 unidades, sendo oito em São Paulo e duas no Rio Grande do Norte, empregando mais de 18 mil colaboradores.
No Rio Grande do Norte, abriu a primeira unidade no município de São Gonçalo do Amarante em 2014, com cerca de 3.200 vagas de emprego. Em Parnamirim, a empresa começou a funcionar este ano e até 2017, vai empregar mais de 3 mil pessoas.
Entre os principais serviços prestados estão: soluções digitais (mídias sociais, chat, e-mail), SAC, suporte técnico, centrais de vendas B2B, televendas (ativo e receptivo), pesquisas e cobrança.
Em 2015, a Teleperformance apresentou uma receita consolidada de €3.4 bilhões.

FONTE: NoMinuto.com



ACIDENTE DE TRANSITO NO MUNICÍPIO DE TIBAU COM VÍTIMA FATAL




Um grave acidente com uma vítima fatal foi registrado no final da tarde desta terça-feira (01) de Novembro no município de Tibau, região do Litoral do Oeste Potiguar. Segundo informações o sinistro envolveu duas motos e uma F4000 que presta serviço à prefeitura do município de Tibau.


O acidente aconteceu na RN Dehon Caenga nas proximidades do Hotel Dunas em Tibau, no local do acidente uma das vítimas morreu na hora, a vítima que faleceu no momento do acidente foi identificada como João Pascoal, o mesmo era pedreiro e bastante conhecido na cidade.


João Pascoal tinha ido de moto deixar uma parenta na cidade de Icapuí quando se envolveu no acidente, aonde infelizmente veio a óbito. 
O motorista do carro foi levado pela ambulância para o hospital local do município de Tibau. Já o condutor da outra moto foi encaminhado para Mossoró, e seu estado de saúde é grave.


A Polícia Rodoviária Estadual e o Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP) da cidade de Mossoró foram acionados para o local, as causas do acidente ficará a cargo da Polícia Civil do Município de Tibau.

FONTE: Fim da Linha



GOVERNO DO RN INICIOU HOJE O PAGAMENTO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO




O Governo iniciou nesta terça-feira (1º) o pagamento do funcionalismo pelos servidores da Educação e dos órgãos da Administração Indireta que possuem recursos próprios. 


Os 22.898 servidores ativos da Educação, pagos com verba específica do Fundeb, representam R$ 50,8 milhões. 
O calendário de pagamento do restante da folha será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de caixa.

 INFORMAÇÕES À IMPRENSA.



GÁS DE BOTIJÃO SOFRE REAJUSTE E FICA MAIS CARO DIZ PETROBRAS 




A Petrobras informou que o preço do gás de botijão deve sofrer um reajuste a partir de hoje (1°). 
Isso porque a empresa alterou os contratos com distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de botijão.


O botijão de 13 quilos, que é o padrão para uso residencial, deve ficar R$ 0,20 mais caro, em média. De acordo com a Petrobras, o aumento não deverá passar de R$ 0,70 por botijão em nenhum lugar do país.
Segundo a Petrobras, o aumento ocorrerá porque os custos com a logística do produto, que eram cobertos pela estatal, serão repassados às distribuidoras.


Ainda de acordo com a empresa, na prática isso significa uma redução dos subsídios às distribuidoras, como aconteceu há dois anos com os contratos de fornecimento de diesel e gasolina. 
A Petrobras explicou que o fim dos subsídios "é importante para evitar distorções".

FONTE: São Miguel News



domingo, 30 de outubro de 2016

MOTOCICLETA COM QUEIXA DE ROUBO É RECUPERADA PELA PM NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN




A motocicleta recuperada na cidade de Porto do Mangue, possivelmente tenha sido abandonada pelos elementos quando avistaram a aproximação da viatura de rádio Patrulha da cidade.


Segundo o Sgt Moura, comandante do Destacamento de Polícia da cidade, a própria população denunciou o abandono da moto na região das praias. 


A motocicleta ficará a disposição do seu proprietário na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Areia Branca.

FONTE: OCamera.com



APENAS UMA CAPITAL BRASILEIRA SERÁ GOVERNADA POR UMA MULHER A PARTIR DE 2017




Das 26 capitais brasileiras, apenas uma será governada por uma mulher: Boa Vista (RR), onde Teresa Surita (PMDB) se elegeu no primeiro turno. 


A situação é idêntica à de 2012, quando a própria Teresa Surita era a única mulher entre os prefeitos das capitais.
No segundo turno, duas mulheres concorreram à prefeitura de capitais neste ano: Angela Amin (PP), em Florianópolis, e Rose Modesto (PSDB), em Campo Grande. Angela Amin perdeu para Gean Loureiro (PMDB) por 50,26% a 49,74%, enquanto Rose Modesto perdeu para Marquinhos Trad (PSD) por 58,77% a 41,23%.



ESTRUTURA DO CARNATAL COMEÇA SER MONTADA 




A estrutura do Carnatal 2016 começa a tomar forma no entorno da Arena das Dunas, no bairro de Lagoa Nova.
Faltando pouco mais de um mês para a micareta fora de época de Natal, operários trabalham na montagem do corredor da folia.


O Carnatal 2016 já tem as atrações dos seus blocos confirmadas. Neste ano, a micareta realizará sua programação entre os dias 01 e 04 de dezembro na Arena das Dunas. 
A micareta é considerada a maior e melhor do Brasil e atrai milhares de pessoas todos os anos. Na edição passada, o Carnatal completou 25 anos.


Entre atrações confirmados, estão o cantor mais cobiçado e admirado do momento, Wesley Safadão, e a rainha do axé, Ivete Sangalo. 
Além deles, Durval Lelys, Claudia Leitte e Bell Marques que também marcarão presença em seus blocos. 
As vendas dos Abadás para o Carnatal 2016 já estão disponíveis no Confira Mais Ingressos.

FONTE: Nominuto



FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO 2016





Em Breve, Traremos a Programação  Social e Religiosa Completa 



DRª SOLANGE PEDE UNIÃO DA SOCIEDADE APODIENSE NA DEFESA DO HOSPITAL REGIONAL HÉLIO MORAIS MARINHO





NOTA DO BLOG: Essa Luta é de Todos Oestanos que Sofrem com a Precariedade na Saúde Pública dos Nortes Riograndenses.

Entre nessa Luta Você Também! e Faça Valer os Seus Direitos.  



JOVEM É ENCONTRADO MORTO NO INTERIOR DE SUA RESIDÊNCIA EM MAJOR SALES/RN 




O jovem, Francisco Marcos de Oliveira Fernandes, 28 anos foi encontrado sem vida na manhã deste domingo (30) no interior de sua residência no Município de Major Sales, Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações, o rapaz se matou por enforcamento, motivo ainda não esclarecido. 


A família relatou a Polícia Militar de Major Sales que Francisco Marcos de Oliveira Fernandes, aparentemente saudável, não tinha razão para cometer o tresloucado gesto.
A Polícia esteve na Rua Benjamim Franco, aonde o Jovem usou uma corda nylon para tirar a própria vida, retirou o corpo e encaminhou ao IML em Mossoró/RN para a necropsia.
O sepultamento correrá nesta segunda-feira às 8h na Cidade de Luiz Gomes.

FONTE: Folha do Sertão



CACHAÇA CEARENSE É ELEITA MELHOR BEBIDA DESTILADA NOS EUA E NA BÉLGICA 




A Ypióca surgiu no Ceará há mais de 165 anos e conquistou seis premiações internacionais.


Mais uma vez o Ceará se destaca no cenário internacional. A cachaça cearense Ypióca conquistou seis medalhas de qualidade em dois concursos internacionais, realizados nos Estados Unidos e na Bélgica.
Os prêmios foram “New York World Wine and Spirits Competition 2016” e o “Spirits Selection by Concurso Mundial de Bruxelas”.
Na competição de Nova York, a cachaça foi premiada cinco vezes na categoria “Líquido”. Ypióca Cinco Chaves – blend criado com cachaças raras e envelhecidas, caracterizadas por um sabor frutado – e Ypióca Clássica Ouro – com sabor marcante por ser armazenada durante um ano em tonéis de bálsamo -, conquistaram a medalha double gold, máxima da premiação.


As vencedoras das medalhas de bronze, por sua vez, foram Ypióca 160 – conhecida pelo sabor maltado -, Ypióca Reserva Especial Ouro – cachaça envelhecida em barris de carvalho – e Ypióca 150, envelhecida três anos em tonéis de bálsamo e três anos em tonéis de carvalho.

Bruxelas

Em Bruxelas, na Bélgica, a Ypióca 160 foi premiada pelo terceiro ano consecutivo. Dessa vez, conquistou a medalha grand gold, prêmio máximo do concurso queavalia mais de 1.400 destilados de todo o mundo.
Em abril desse mesmo ano, a cachaça cearense conquistou outras cinco medalhas, entre ouro, prata e bronze na “2016 San Francisco World Spirits Competition”, uma das mais respeitadas e influentes competições internacionais de destilados.
A Ypióca é uma das mais tradicionais cachaças premium do Brasil, surgida no Ceará há mais de 165 anos. Foi a primeira marca a exportar cachaça para a Alemanha, em 1968.

FONTE: Tribuna do Ceará