FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

PROJETO DESENVOLVIDO POR ALUNO DA UFERSA É AVALIADO POR GIGANTE DA AVIAÇÃO MUNDIAL 





Uma ideia na cabeça e a força de vontade para dar certo. Essa frase resume bem a história de David Emerson da Silva Oliveira, 23 anos, mossoroense, estudante do curso de Ciência & Tecnologia da Ufersa em Caraúbas. Desde pequeno que o jovem aluno tem o desejo de trabalhar na aviação e vem lutando para alcançar esse objetivo. E um passo importante foi dado em 2016 quando ele conseguiu apresentar um projeto para a Airbus, uma das maiores empresas de aviação do mundo.


David desenvolveu um procedimento para auxiliar nos pousos e nas decolagens das aeronaves e passou um ano tentando mostrar a sua ideia aos dirigentes da empresa no Brasil. Foram muitas tentativas e negações até que chegou a oportunidade. Durante uma visita de representantes da Airbus ao Ceará, em agosto do ano passado, David conversou com o grupo e desde então vem mantendo contato. O estudante apresentou o seu projeto, denominado de FlyBy, juntamente com os professores Diego David Silva Diniz, representando a Ufersa Caraúbas, e Diego Paes de Andrade Pena, ex-docente do Câmpus Caraúbas e, atualmente, professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
O projeto agradou a equipe da Airbus que pediu sigilo ao jovem pesquisador. Com isso, David preferiu não divulgar o encontro e nem muitas informações sobre o projeto. Depois da reunião, ficou decidido que a ideia seria patenteada para só depois ser encaminhada a matriz da empresa na Europa. “Não foi um projeto que nasceu ontem, estamos entrando para o terceiro ano de aperfeiçoamento da ideia, respaldando-se sempre na segurança e eficiência do transporte aéreo mundial. Este encontro com os dirigentes do grupo europeu serviu para nos reiterar que estamos no caminho certo, onde esperamos que este seja apenas o primeiro encontro de muitos que virão”, esclareceu David Emerson.


O processo de patente foi iniciado em agosto de 2016 e deve ser concluído em alguns anos. Enquanto isso, David continua estudando e aperfeiçoando a ideia. A missão agora é perseverar para conseguir alcançar o sonho da aviação. E se depender do esforço do rapaz e de uma grande coincidência, o projeto tem tudo para dar certo. David Emerson nasceu no mesmo dia de Santos Dumont, o pai da aviação: 20 de julho. Santos Dumont nasceu em 1873, David em 1993, exatamente 120 anos depois.

PARCERIA ENTRE A UFERSA E A AIRBUS

Paralelo ao projeto do estudante, uma comissão foi criada para viabilizar a assinatura de uma parceria entre a Ufersa e a Airbus. A comissão, formada pelo Diretor da Ufersa Caraúbas, Daniel Freire Martins; pelo docente Diego David, pelo Assessor da Reitoria, Thiago Marques e também pelo jovem estudante, David Emerson, tem o objetivo de estudar uma possível parceria intelectual entre o grupo europeu e a Universidade. “Uma parceria com o grupo europeu seria de grande importância para a universidade. Caso realmente ocorra, isso possibilitará o aumento do incentivo à pesquisa, estágios e ao desenvolvimento para novas tecnologias, contribuindo para o crescimento de ambas as partes”, comentou o professor Diego David da Ufersa em Caraúbas.

FONTE: Ufersa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte