FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

UFERSA CARAÚBAS PROMOVE CURSO DE INTÉRPRETE DE LIBRAS




Estudantes e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento poderão participar do curso de Formação de Tradutores Intérpretes de Libras. A formação profissionalizante será oferecida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Campus Caraúbas. 


O objetivo suprir a necessidade de intérpretes de Libras, formando profissionais para atuarem na educação básica e superior. “Há uma lacuna no mercado de trabalho decorrente da falta de intérpretes de Libras, então, acreditamos que a Ufersa dará importante contribuição formando novos profissionais”, avalia Glaedes Sousa, uma das responsáveis pelo curso em Libras.
Com a Formação, a Ufersa contribui para o cumprimento da Lei 10.436/02 e do decreto 5.626/05 que trata do uso e da difusão da Libras, tendo em vista a Lei 12.319/10 que regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. “Existe um déficit de profissionais para atuação na área, prejudicando o efetivo processo de inclusão do aluno com surdez”, argumenta Glaedes Sousa, tradutora e intérprete de Libras da Ufersa Caraúbas.


 O curso irá proporcionar conhecimento teórico-prático para atuação como Tradutor Intérprete de Libras e também melhorar a atuação dos que já fazem o trabalho de interpretação sem ter a formação necessária, assessorar na execução dos trabalhos relacionados ao ato interpretativo, fomentar a reflexão sobre o exercício da tradução e interpretação na acessibilidade comunicativa. A formação certifica tradutores intérpretes para ocupar vagas em concursos públicos.
O corpo docente do curso é composto de tradutores interprete e professores da Ufersa bem como de outras instituições parceiras. Ao todo, são 30 vagas que serão ocupadas por pessoas classificadas em banca de seleção, a ser realizada nos dias 01, 02 e 03 de março. 


O curso de Formação em Tradução e Interpretação de Libras tem carga horária de 440h/aula, com aulas acontecendo aos sábados (manhã e tarde), a partir de 11 de março.
A inscrição para a banca de seleção poderá ser feita até o dia 24 de fevereiro pelo link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqRd-IJk9Il60rbOxf4vcTt2WMfcN7fH3TIlxIr-E8VU4_Bw/viewform

FONTE: Ufersa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte