FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN: fevereiro 2017

domingo, 26 de fevereiro de 2017

SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL TEM MUNICIPAL SANTOS NO BALNEÁRIO BEIRA RIO EM FELIPE GUERRA





A Folia Continua nesta Segunda-Feira no Carnaval Tradição no Balneário Beira Rio em Felipe Guerra a Partir das 14:00 horas, Todos os Blocos Carnavalescos de Felipe Guerra, Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú, Umarizal, Messias Targino, Lucrécia, Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande, Portalegre, Martins, Viçosa, Governador Dix Sept Rosado, Caraúbas, Janduís e entre outras Cidades estão todos Convidados para Curtir o Carnaval mais Divertido e Seguro de Toda Região.
Carnaval Tradição 2017 a Folia Continua em Felipe Guerra/RN.





segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

DOIS HOMENS SÃO PRESOS EM MOSSORÓ COM ARMAMENTO PESADO




Agentes da Delegacia de Narcóticos de Mossoró, no Oeste potiguar, prenderam Kercio da Silva Pereira e Douglas Victor Araújo de Macedo, com um fuzil AR15, três pistolas e munição.


De acordo com o delegado Teixeira Júnior, da Denarc, os agentes procuram um carro do modelo Corolla, de cor prata, que estava trafegando por Mossoró com elementos suspeitas e desconhecidas na região.
O carro foi encontrado na Avenida Alberto Maranhão, próximo ao Mercado do Alto da Conceição e, depois de uma troca de tiros com a polícia, dois dos ocupantes foram presos, Douglas Victor Araujo de Macedo, 22 anos e Kercio da Silva Pereira 18 anos.


Os outros dois teriam conseguido fugir em um carro roubado. Um palio Branco que possivelmente pertence a quadrilha, foi apreendido pela polícia.
O trabalho de buscas ainda não foi concluído, mas os dois foram conduzidos para a Denarc, para os Procedimentos. O que a polícia já sabe é que uma das armas pertence a Policia Militar da Paraíba e que os dois presos já têm envolvimento com ações criminosas.

FONTE: OCamera.com






SABADÃO É DIA DE CURTIR O BREGÃO LOTAÇÃO AO VIVO




#BregãoLotaçãoNoClubeDaAcademia


Alô Nação Bregueira, Neste Sábado dia 18 de Fevereiro, o Programa mais Itinerante do Rádio acontece Pela Primeira Vez Direto do Clube da Academia no Sítio Santa Rosa Zona Rural de Apodi.
A Nossa Família Bregueira são os Nossos Convidados Especiais para Curtir a Caravana do Clube do Brega ao Vivo com a Transmissão da Rádio Vale do Apodi AM Freqüência 1030 KHZ a Partir das 14:00 horas e Você não Pode Perder o Nosso Bregão Lotação em Caráter Duplo até ás 21:00 horas.  


Traga Sua Família, Junte Sua Galera, seus Amigos e Venha Prestigiar e Participar do Melhor Programa Brega ao Vivo, o Melhor da Música pra Você Curtir com a Nossa Caravana do Clube do Brega o Programa mais Viciante do Rádio Oestano, Haverá Feijoada Grátis durante o Programa.
Note na Sua agenda, é Neste Sábado dia 18 de Fevereiro o Nosso Bregão Lotação Duplo pela Primeira Vez no Clube da Academia no Sítio Santa Rosa – Apodi.

Esse Bregão é Simplesmente Imperdível! Todos Convidados.

Organização: Bebé e Família




ESCOLA DE SAMBA DE SÃO PAULO É PUNIDA POR USAR FIGURAS DE NORTE-RIO-GRANDENSE SEM AUTORIZAÇÃO




A Justiça do Rio Grande do Norte determinou liminarmente que a escola de samba Dragões da Real - pertecente ao grupo especial do carnaval de São Paulo - suspenda a divulgação de desenhos do artista potiguar Erick Almeida Lima em produtos e eventos da escola. De acordo com a ação de indenização por danos morais e materiais, a escola não pagou os direitos autorais de duas xilogravuras que estapam camisetas da agremiação, canecas, bandeiras e imagens de divulgações nas redes sociais. No carnaval 2017, a escola Dragões da Real homenageia a cultura nordestina.
Em contato com o G1, o presidente da escola, Renato Rodrigues, informou que não tem conhecimento da ação e ainda não foi notificado. Ele disse ainda que acredita se tratar de um "mal entendido". "Isso iria contra todo o nosso trabalho de homenagear o povo nordestino, a cultura nordestina. Temos todo o interesse em resolver essa situação", disse.


"Portanto, resta cristalino que o direito do autor como criador de uma obra de arte foi violado e merece a proteção do Estado-juiz para aplicação da legislação vigente com todos os seus rigores.  Daí, a necessidade imperiosa de se deferir a apreensão dos exemplares que se encontrarem no endereço da empresa ré, bem como a suspensão da divulgação das obras mencionadas”, escreveu a juíza Rossana Alzir Diógenes Macedo na decisão.
De acordo com os advogados de Erick Lima, ao realizar pesquisas de xilogravuras na internet para desenvolvimento do próprio trabalho, em dezembro de 2016, o artista plástico se surpreendeu ao notar o uso de suas obras, de forma não autorizada, pela escola de samba. As imagens, segundo o processo, foram editadas, alterando as originais de modo que dois de seus trabalhos transformaram-se em uma única imagem.
A defesa alega que a Dragões da Real associou as duas imagens do autor à construção de sua identidade pública para o carnaval 2017. "Ora, como pode alguém querer prestar uma homenagem a um grande artista, como o foi Luíz Gonzaga, e ao povo nordestino, utilizando-se para isso de meios escusos que desprestigiam um outro artista nordestino? É no mínimo paradoxal, para não dizer revoltante", diz a defesa no processo.
Além da suspensão da divulgação dos desenhos e da comercialização dos produtos, o artista pede que escola pague R$ 53.600  a título de indenização patrimonial, equivalente aos direitos do uso de imagem das obras para o carnaval 2017; além de uma indenização por danos morais "nunca inferior a 200 salários mínimos". Esses pedidos serão analisados no julgamento da ação.

FONTE: G1 RN




EM MOSSORÓ, POLICIAIS PASSAM POR CAPACITAÇÃO PARA O RONDA CIDADÃ




A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) iniciou a capacitação dos profissionais da área de segurança pública que irão trabalhar no Programa Ronda Cidadã, na cidade de Mossoró. Ao todo 30 policiais militares, cinco policiais civis, e 10 guarda municipais participam do treinamento.


No curso, que é coordenado pelo tenente-coronel da PM, Silva Junior, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar, os alunos assistem aulas teóricas e práticas de instruções de mobilizações comunitária, mediação de conflito, gerenciamento de crise, defesa pessoal, prática de tiro no método Giraldi, atendimento pré-hospitalar, uso diferenciado da força, direitos humanos, entre outros.
O Programa Ronda Cidadã, em Mossoró, atuará em fase experimental nos bairros Santo Antônio, Bom Jardim, Paredões e Barrocas, contando com bases móveis, motocicletas e viaturas equipadas com tablet e GPS. O programa é destinado às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, inclusão social e cidadania, sem, contudo, descuidar-se do policiamento repressivo, de forma qualificada. A previsão é que o programa inicie suas atividades em Mossoró já na primeira semana de março.




UFERSA CARAÚBAS PROMOVE CURSO DE INTÉRPRETE DE LIBRAS




Estudantes e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento poderão participar do curso de Formação de Tradutores Intérpretes de Libras. A formação profissionalizante será oferecida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Campus Caraúbas. 


O objetivo suprir a necessidade de intérpretes de Libras, formando profissionais para atuarem na educação básica e superior. “Há uma lacuna no mercado de trabalho decorrente da falta de intérpretes de Libras, então, acreditamos que a Ufersa dará importante contribuição formando novos profissionais”, avalia Glaedes Sousa, uma das responsáveis pelo curso em Libras.
Com a Formação, a Ufersa contribui para o cumprimento da Lei 10.436/02 e do decreto 5.626/05 que trata do uso e da difusão da Libras, tendo em vista a Lei 12.319/10 que regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. “Existe um déficit de profissionais para atuação na área, prejudicando o efetivo processo de inclusão do aluno com surdez”, argumenta Glaedes Sousa, tradutora e intérprete de Libras da Ufersa Caraúbas.


 O curso irá proporcionar conhecimento teórico-prático para atuação como Tradutor Intérprete de Libras e também melhorar a atuação dos que já fazem o trabalho de interpretação sem ter a formação necessária, assessorar na execução dos trabalhos relacionados ao ato interpretativo, fomentar a reflexão sobre o exercício da tradução e interpretação na acessibilidade comunicativa. A formação certifica tradutores intérpretes para ocupar vagas em concursos públicos.
O corpo docente do curso é composto de tradutores interprete e professores da Ufersa bem como de outras instituições parceiras. Ao todo, são 30 vagas que serão ocupadas por pessoas classificadas em banca de seleção, a ser realizada nos dias 01, 02 e 03 de março. 


O curso de Formação em Tradução e Interpretação de Libras tem carga horária de 440h/aula, com aulas acontecendo aos sábados (manhã e tarde), a partir de 11 de março.
A inscrição para a banca de seleção poderá ser feita até o dia 24 de fevereiro pelo link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqRd-IJk9Il60rbOxf4vcTt2WMfcN7fH3TIlxIr-E8VU4_Bw/viewform

FONTE: Ufersa




COSERN ALERTA PARA CUIDADOS COM A REDE ELÉTRICA DURANTE O PERÍODO DE CHUVAS 




O período chuvoso que se aproxima requer maior atenção da população quanto ao uso da energia elétrica. O aumento da incidência de chuvas, que também pode vir acompanhado por ventos, pode ocasionar o lançamento de galhos de árvores, pedaços de panos, plásticos e outros objetos na rede, provocando ocorrências no sistema elétrico. Neste período, também pode haver aumento no número de ocorrências provocadas por descargas elétricas (raios). 


A Cosern possui um plano de manutenção preventiva do seu sistema elétrica como forma de evitar as interrupções de energia aos seus clientes em todo o Rio Grande do Norte. 
Mas é sempre importante relembrar algumas dicas sobre cuidados que podem ser adotados pela população para minimizar riscos de acidentes com a rede elétrica no período chuvoso:
Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;
Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos;
Siga as orientações dos fabricantes de equipamentos elétricos quanto às instalações e, principalmente, as relacionadas ao aterramento elétrico;
Somente um especialista deve realizar manutenção nas instalações elétricas do imóvel;


Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
Procure não ficar sob árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc, sobretudo se a casa estiver em campo aberto;
Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;
Só instale, desligue ou remova atenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Cosern através do telefone gratuito 116.

FONTE: Cosern




DIA MUNDIAL DO RÁDIO É COMEMORADO NO DIA 13 DE FEVEREIRO




A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.


Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. 
O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.
A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.


Origem do Dia Mundial do Rádio

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem a primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

NESTE SÁBADO TEM BREGÃO LOTAÇÃO NO BALNEÁRIO DA LAGOA EM APODI




#BregãoLotaçãoImperdível


Atenção Nação Bregueira! Neste Sábado 11 de Fevereiro, o Melhor Programa Brega ao Vivo e o mais Itinerante do Rádio Oestano o Clube do Brega, acontece Pela Primeira Vez no Balneário da Lagoa em Apodi.
Os Nossos Bregueiros e Bregueiras de Plantão são os Nossos Convidados para Curtir uma Tarde Muito Especial com a Nossa Caravana do Clube do Brega.


Transmissão ao Vivo a partir das 14h00min pela Rádio Vale do Apodi AM Frequência 1030 KHZ.
Junte sua Turma, Reúna os Amigos e Venha Participar e Prestigiar do Nosso Bregão Lotação ao Vivo Direto do Balneário da Lagoa em Apodi.

Organização: Fundevap




SEXTA-FEIRA VIOLENTA COM TRÊS MORTES NA REGIÃO OESTE DO RN




Jovem é morto a tiros na cidade de João Dias, no Oeste do Rio Grande do Norte.


A Polícia Militar registra na manhã de hoje, 10 de fevereiro, um crime de homicídio no município de João Dias, região do Alto Oeste potiguar.
A vítima é um jovem, que ainda não foi identificado.
A Policia Militar fez o isolamento do local do crime para os procedimentos da equipe de plantão no Itep em Mossoró.

No início da tarde, o trabalhador braçal, Francisco Jocivan Pessoa, “Boiadeiro”, de 21 anos de idade, foi morto a tiros no bairro Cohab em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte.


A polícia militar da cidade foi avisada e faz a proteção do local para os procedimentos da equipe de plantão no Itep em Mossoró, que foi comunicado. A morte de Boiadeiro pode estar relacionada ao tráfico de drogas na região de Apodi, mas deverá ser investigada pela equipe do Delegado Renato Oliveira.

No final da tarde outro jovem, conhecido apenas como “Olavo” lutador de artes marciais, foi morto a tiros, próximo ao campo de futebol da cidade de Areia Branca. 


O corpo permanece no local aguardando a remoção, que será feita pela equipe de plantão no Itep em Mossoró.

Faltam os detalhes.

As imagens foram disponibilizadas nos grupos de Whatsapp

FONTE: OCamera.com




TÁ CHEGANDO A HORA DA TRADICIONAL FOLIA COMEÇAR NO BALNEÁRIO BEIRA RIO EM FELIPE GUERRA/RN





Carnaval Tradição é no Balneário Beira Rio no Sítio Brejo em Felipe Guerra/RN
Você Não Pode Perder essa Folia!




CRIME DE HOMICÍDIO É REGISTRADO NO CONJUNTO COHAB NO MUNICÍPIO DE APODI/RN 




Por volta das 14h00min da tarde desta Sexta feira dia 10/02, a Central de Operações da Policia Militar foi informada de um crime de homicídio por disparos de arma de fogo no Bairro COHAB, mais precisamente nas proximidades da Rádio Vale do Apodi.
A vítima identificado como Francisco Jocivan Pessoa, mais conhecido como "Boiadeiro" de 21 anos de idade, natural de Apodi, sofreu vários disparos de pistola na região da cabeça e tórax, tendo morte imediata no local.


A PM se encontra no local tentando colher alguma informação, mas infelizmente ninguém se dispõe a informar nada, apenas que ouviram os disparos. Cerca de 10 capsulas de pistola foram encontradas no local.
Informações que a vítima já teria sido presa quando tentou entrar com droga dentro de bolachas no CDP de Apodi.
A policia pede a quem tiver alguma informação que possa ajudar na elucidação desse crime, ligar para os telefones 190, 3333-2737. Não precisa se identificar!

FONTE: Sentinelas do Apodi




PRODUTOS MAIS CONSUMIDOS NO CARNAVAL TÊM TRIBUTAÇÃO DE ATÉ 76%, MOSTRA IBPT




Cada vez que um folião toma uma caipirinha, 76,66% do valor da bebida vão para o governo, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que fez um levantamento sobre a tributação dos produtos mais consumidos no carnaval. A lista inclui de bebidas a fantasias e spray de espuma.


De acordo com a entidade, as bebidas têm a carga de impostos mais alta: além dos 76,66% da caipirinha, o chope tem 62,2% de tributação, e a lata ou garrada de cerveja, 55,6%. Segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, os percentuais altos estão ligados ao princípio da seletividade na definição dos impostos. “Quanto menos essencial o produto for para a população, mais tributado ele será”, explicou.
Para quem quer pular o carnaval fantasiado, a parcela de imposto pode chegar a 45,96% se a escolha for um colar havaiano. As máscaras de plástico têm 43,93% de impostos embutidos e as fantasias de tecido, 36,41%.
Outros itens típicos desta época, os confetes e serpentinas são tributados em 43,83%. Já 45,94% do preço dos sprays de espuma vão para os impostos.
A lista do IBPT também incluiu passagens aéreas, tributadas em 22,32%; e pacotes para assistir a desfiles de escolas de samba – com hospedagem, transporte e ingresso – que chegam a ter 36,28% de impostos.

Vendas

Segundo Toni Haddad, presidente do Polo Centro Rio, entidade que reúne empresários do comércio popular do Rio de Janeiro, a carga tributária de itens como fantasias e adereços influencia muito o preço dos produtos. Apesar disso, o setor espera aumento nas vendas este ano. Nas duas últimas semanas, segundo Haddad, a busca por itens relacionados ao carnaval começou a aumentar. “Houve uma melhora bem interessante”. A venda de fantasias, acessórios e camisetas personalizadas, por exemplo, cresceu cerca de 25% em relação ao mesmo período de 2016. “E o restante do comércio pega carona com isso também.”

FONTE: NoMinuto.com




CANCELADO CARNAVAL 2017 NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN 




A prefeitura de Macau definiu nesta quinta-feira (9) que não irá empenhar recursos públicos para os festejos carnavalescos de 2017. A decisão decorre de uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP), publicada em janeiro deste ano. Com isso, a prefeitura anunciou que a festa, mais uma vez, não será realizada com recursos públicos.


“Não vamos investir nenhum centavo do dinheiro público da cidade de Macau no carnaval, atendendo recomendação do ministério público”, o anúncio foi feito pelo prefeito Túlio Lemos através de uma rede social. Lemos ressalta que no documento entregue ao MP, que mesmo diante da frustração dos projetos de parcerias com a iniciativa privada, a prefeitura estava propondo fazer o carnaval com dois trios elétricos e o tradicional “mela-mela nas ruas a um custo de R$ 199 mil, valor correspondente a 5% do investimento pela prefeitura com o último carnaval em 2015.
Na recomendação, o MP considera incompatível a aplicação de recursos públicos numa festa quando os municípios atravessam um estado de emergência, o que se configura como violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal.
“Infelizmente o passado de corrupção condena Macau e reflete hoje no presente”, disse o prefeito se referindo à operação batizada pelo Ministério Público de Máscara Negra, que apontou desvio de milhões, por meio de superfaturamento de bandas, trios elétricos e estrutura para realização de carnaval na cidade.
O prefeito esclarece que a situação a que se refere aos recursos públicos, mas “isso não quer dizer que o carnaval não aconteça, mas vai ser sem recursos públicos. Vamos dar o respaldo da limpeza, saúde e segurança, mas não vamos investir nenhum centavo do dinheiro público da cidade de Macau no carnaval da cidade, atendendo recomendação do ministério público”, ressaltou.



Sem auxílio do Estado

O Governo do Rio Grande do Norte não pretende gastar com despesas relacionadas ao Carnaval de 2017. Em decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (7), o Executivo publica um decreto que veda aos órgãos das administrações direta e indireta o custeio de despesas para atividades relacionadas à festa.
A motivação, segundo o decreto, é o cenário de crise econômica enfrentada pelo país, além da crise hídrica vivida no estado. O texto ressalta a alta de demanda de água no período em virtude das festas realizadas nas cidades.
O decreto diz que o não apoio ou patrocínio ao carnaval se faz preciso “para priorizar o fornecimento à população dos serviços públicos essenciais e permanentes, sobretudo de saúde, segurança e educação”.

Colapso hídrico

O Rio Grande do Norte passa atualmente pela mais longa e severa estiagem da história do estado. Diversos municípios estão em situação de emergência e alguns já entraram em colapso, sem nenhuma água. Dos 167 municípios do estado, 153 estão em situação de emergência.
De acordo com os dados mais recentes da Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), atualizados no fim de dezembro de 2016, o abastecimento foi cortado em 18 cidades. Em outras 75, foi preciso adotar sistemas de rodízio para que a oferta não fosse totalmente cancelada.

FONTE: G1 RN




DEFINIDO AS ATRAÇÕES DO CARNAVAL 2017 EM APODI




Foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (09), as atrações que irão animar o carnaval de Apodi 2017. Ao todo, são doze grupos musicais locais, regionais e nacionais. O anúncio foi feito através das redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal.
Dentre as atrações estão Jonas Esticado, É o Tchan, Saia Rodada e Municipal Santos, que já estavam sendo cogitadas pelos apodienses. De acordo com o secretário de Turismo, Gilney de Morais, as bandas foram escolhidas de acordo com a vontade do povo.


“A gente monitorou vários meios para nortear essas escolhas. Bandas como Jonas Esticado, por exemplo, foram muito bem aceitas, assim como É o Tchan e Saia Elétrica”, destacou Gilney.
O secretário e o prefeito Alan Silveira também priorizaram os artistas locais. Pelo menos 30% das atrações são da região de Apodi.

Confira as bandas:


É o Tchan; Jonas Esticado; Saia Elétrica; Flávio e Pisada Quente; Dan Ventura e os Meninos; Municipal Santos; João Neto Pegadão; Aline e Dayvid; Farra de Playboy; Danilo Nickson; Dário Villa; e Som e Balanço.
O carnaval de Apodi terá início na sexta-feira (24) e término na manhã de quarta-feira de cinzas (01), com o arrastão da madrugada. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas passem pela cidade todos os dias.
Nesse ano, a festa terá várias novidades, entre elas são os locais onde os foliões poderão se divertir o dia todo. Serão duas praças de eventos, uma para o dia e outra para a noite. O percurso dos arrastões também serão um diferencial.
Além das festas noturnas e o dos arrastões no final da tarde, o carnaval de Apodi 2017 contará com baile infantil, carnaval do idoso, entre outros.

FONTE: Assessoria de Comunicação Integrada




quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

SENADO APROVA MP DO ENSINO MÉDIO E TEXTO VAI A SANÇÃO 




O plenário do Senado aprovou hoje (8) a Medida Provisória que trata da Reforma do Ensino Médio. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 13 contrários e seguirá agora para sanção do presidente da República, Michel Temer. A MP não sofreu alterações em relação ao texto final da Câmara dos Deputados.
Entre as principais mudanças estão a ampliação de 50% para 60% a composição do currículo da etapa de ensino preenchido pela Base Nacional Comum.


Os 40% restantes serão destinados aos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. O projeto prevê que os alunos poderão escolher a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio.
Quando passou pela Câmara, a medida recebeu emenda restabelecendo a obrigatoriedade das disciplinas de educação física, arte, sociologia e filosofia na Base Nacional Comum Curricular, que estavam fora do texto original. A oposição no Senado tentou obstruir a votação e apresentou diversas sugestões de emenda para tentar modificar o texto, mas elas foram rejeitadas pela maioria do plenário.
Foi mantida ainda a permissão para que profissionais com notório saber, ou seja, sem formação acadêmica específica para lecionar, possam dar aulas no ensino técnico e profissional. Isso permitirá, por exemplo, a um engenheiro dar aulas de matemática ou física e não mais necessariamente um professor com licenciatura nessas áreas.
Carga horária
A proposta também estabelece uma meta de ampliação da carga horária para pelo menos mil horas anuais no prazo máximo de cinco anos para todas as escolas do ensino médio, com apoio financeiro do governo federal.

FONTE: Agência Brasil




 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte