sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

NESTE SÁBADO TEM BREGÃO LOTAÇÃO NO BALNEÁRIO DA LAGOA EM APODI




#BregãoLotaçãoImperdível


Atenção Nação Bregueira! Neste Sábado 11 de Fevereiro, o Melhor Programa Brega ao Vivo e o mais Itinerante do Rádio Oestano o Clube do Brega, acontece Pela Primeira Vez no Balneário da Lagoa em Apodi.
Os Nossos Bregueiros e Bregueiras de Plantão são os Nossos Convidados para Curtir uma Tarde Muito Especial com a Nossa Caravana do Clube do Brega.


Transmissão ao Vivo a partir das 14h00min pela Rádio Vale do Apodi AM Frequência 1030 KHZ.
Junte sua Turma, Reúna os Amigos e Venha Participar e Prestigiar do Nosso Bregão Lotação ao Vivo Direto do Balneário da Lagoa em Apodi.

Organização: Fundevap




SEXTA-FEIRA VIOLENTA COM TRÊS MORTES NA REGIÃO OESTE DO RN




Jovem é morto a tiros na cidade de João Dias, no Oeste do Rio Grande do Norte.


A Polícia Militar registra na manhã de hoje, 10 de fevereiro, um crime de homicídio no município de João Dias, região do Alto Oeste potiguar.
A vítima é um jovem, que ainda não foi identificado.
A Policia Militar fez o isolamento do local do crime para os procedimentos da equipe de plantão no Itep em Mossoró.

No início da tarde, o trabalhador braçal, Francisco Jocivan Pessoa, “Boiadeiro”, de 21 anos de idade, foi morto a tiros no bairro Cohab em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte.


A polícia militar da cidade foi avisada e faz a proteção do local para os procedimentos da equipe de plantão no Itep em Mossoró, que foi comunicado. A morte de Boiadeiro pode estar relacionada ao tráfico de drogas na região de Apodi, mas deverá ser investigada pela equipe do Delegado Renato Oliveira.

No final da tarde outro jovem, conhecido apenas como “Olavo” lutador de artes marciais, foi morto a tiros, próximo ao campo de futebol da cidade de Areia Branca. 


O corpo permanece no local aguardando a remoção, que será feita pela equipe de plantão no Itep em Mossoró.

Faltam os detalhes.

As imagens foram disponibilizadas nos grupos de Whatsapp

FONTE: OCamera.com




TÁ CHEGANDO A HORA DA TRADICIONAL FOLIA COMEÇAR NO BALNEÁRIO BEIRA RIO EM FELIPE GUERRA/RN





Carnaval Tradição é no Balneário Beira Rio no Sítio Brejo em Felipe Guerra/RN
Você Não Pode Perder essa Folia!




CRIME DE HOMICÍDIO É REGISTRADO NO CONJUNTO COHAB NO MUNICÍPIO DE APODI/RN 




Por volta das 14h00min da tarde desta Sexta feira dia 10/02, a Central de Operações da Policia Militar foi informada de um crime de homicídio por disparos de arma de fogo no Bairro COHAB, mais precisamente nas proximidades da Rádio Vale do Apodi.
A vítima identificado como Francisco Jocivan Pessoa, mais conhecido como "Boiadeiro" de 21 anos de idade, natural de Apodi, sofreu vários disparos de pistola na região da cabeça e tórax, tendo morte imediata no local.


A PM se encontra no local tentando colher alguma informação, mas infelizmente ninguém se dispõe a informar nada, apenas que ouviram os disparos. Cerca de 10 capsulas de pistola foram encontradas no local.
Informações que a vítima já teria sido presa quando tentou entrar com droga dentro de bolachas no CDP de Apodi.
A policia pede a quem tiver alguma informação que possa ajudar na elucidação desse crime, ligar para os telefones 190, 3333-2737. Não precisa se identificar!

FONTE: Sentinelas do Apodi




PRODUTOS MAIS CONSUMIDOS NO CARNAVAL TÊM TRIBUTAÇÃO DE ATÉ 76%, MOSTRA IBPT




Cada vez que um folião toma uma caipirinha, 76,66% do valor da bebida vão para o governo, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que fez um levantamento sobre a tributação dos produtos mais consumidos no carnaval. A lista inclui de bebidas a fantasias e spray de espuma.


De acordo com a entidade, as bebidas têm a carga de impostos mais alta: além dos 76,66% da caipirinha, o chope tem 62,2% de tributação, e a lata ou garrada de cerveja, 55,6%. Segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, os percentuais altos estão ligados ao princípio da seletividade na definição dos impostos. “Quanto menos essencial o produto for para a população, mais tributado ele será”, explicou.
Para quem quer pular o carnaval fantasiado, a parcela de imposto pode chegar a 45,96% se a escolha for um colar havaiano. As máscaras de plástico têm 43,93% de impostos embutidos e as fantasias de tecido, 36,41%.
Outros itens típicos desta época, os confetes e serpentinas são tributados em 43,83%. Já 45,94% do preço dos sprays de espuma vão para os impostos.
A lista do IBPT também incluiu passagens aéreas, tributadas em 22,32%; e pacotes para assistir a desfiles de escolas de samba – com hospedagem, transporte e ingresso – que chegam a ter 36,28% de impostos.

Vendas

Segundo Toni Haddad, presidente do Polo Centro Rio, entidade que reúne empresários do comércio popular do Rio de Janeiro, a carga tributária de itens como fantasias e adereços influencia muito o preço dos produtos. Apesar disso, o setor espera aumento nas vendas este ano. Nas duas últimas semanas, segundo Haddad, a busca por itens relacionados ao carnaval começou a aumentar. “Houve uma melhora bem interessante”. A venda de fantasias, acessórios e camisetas personalizadas, por exemplo, cresceu cerca de 25% em relação ao mesmo período de 2016. “E o restante do comércio pega carona com isso também.”

FONTE: NoMinuto.com




CANCELADO CARNAVAL 2017 NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN 




A prefeitura de Macau definiu nesta quinta-feira (9) que não irá empenhar recursos públicos para os festejos carnavalescos de 2017. A decisão decorre de uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP), publicada em janeiro deste ano. Com isso, a prefeitura anunciou que a festa, mais uma vez, não será realizada com recursos públicos.


“Não vamos investir nenhum centavo do dinheiro público da cidade de Macau no carnaval, atendendo recomendação do ministério público”, o anúncio foi feito pelo prefeito Túlio Lemos através de uma rede social. Lemos ressalta que no documento entregue ao MP, que mesmo diante da frustração dos projetos de parcerias com a iniciativa privada, a prefeitura estava propondo fazer o carnaval com dois trios elétricos e o tradicional “mela-mela nas ruas a um custo de R$ 199 mil, valor correspondente a 5% do investimento pela prefeitura com o último carnaval em 2015.
Na recomendação, o MP considera incompatível a aplicação de recursos públicos numa festa quando os municípios atravessam um estado de emergência, o que se configura como violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal.
“Infelizmente o passado de corrupção condena Macau e reflete hoje no presente”, disse o prefeito se referindo à operação batizada pelo Ministério Público de Máscara Negra, que apontou desvio de milhões, por meio de superfaturamento de bandas, trios elétricos e estrutura para realização de carnaval na cidade.
O prefeito esclarece que a situação a que se refere aos recursos públicos, mas “isso não quer dizer que o carnaval não aconteça, mas vai ser sem recursos públicos. Vamos dar o respaldo da limpeza, saúde e segurança, mas não vamos investir nenhum centavo do dinheiro público da cidade de Macau no carnaval da cidade, atendendo recomendação do ministério público”, ressaltou.



Sem auxílio do Estado

O Governo do Rio Grande do Norte não pretende gastar com despesas relacionadas ao Carnaval de 2017. Em decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (7), o Executivo publica um decreto que veda aos órgãos das administrações direta e indireta o custeio de despesas para atividades relacionadas à festa.
A motivação, segundo o decreto, é o cenário de crise econômica enfrentada pelo país, além da crise hídrica vivida no estado. O texto ressalta a alta de demanda de água no período em virtude das festas realizadas nas cidades.
O decreto diz que o não apoio ou patrocínio ao carnaval se faz preciso “para priorizar o fornecimento à população dos serviços públicos essenciais e permanentes, sobretudo de saúde, segurança e educação”.

Colapso hídrico

O Rio Grande do Norte passa atualmente pela mais longa e severa estiagem da história do estado. Diversos municípios estão em situação de emergência e alguns já entraram em colapso, sem nenhuma água. Dos 167 municípios do estado, 153 estão em situação de emergência.
De acordo com os dados mais recentes da Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), atualizados no fim de dezembro de 2016, o abastecimento foi cortado em 18 cidades. Em outras 75, foi preciso adotar sistemas de rodízio para que a oferta não fosse totalmente cancelada.

FONTE: G1 RN




DEFINIDO AS ATRAÇÕES DO CARNAVAL 2017 EM APODI




Foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (09), as atrações que irão animar o carnaval de Apodi 2017. Ao todo, são doze grupos musicais locais, regionais e nacionais. O anúncio foi feito através das redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal.
Dentre as atrações estão Jonas Esticado, É o Tchan, Saia Rodada e Municipal Santos, que já estavam sendo cogitadas pelos apodienses. De acordo com o secretário de Turismo, Gilney de Morais, as bandas foram escolhidas de acordo com a vontade do povo.


“A gente monitorou vários meios para nortear essas escolhas. Bandas como Jonas Esticado, por exemplo, foram muito bem aceitas, assim como É o Tchan e Saia Elétrica”, destacou Gilney.
O secretário e o prefeito Alan Silveira também priorizaram os artistas locais. Pelo menos 30% das atrações são da região de Apodi.

Confira as bandas:


É o Tchan; Jonas Esticado; Saia Elétrica; Flávio e Pisada Quente; Dan Ventura e os Meninos; Municipal Santos; João Neto Pegadão; Aline e Dayvid; Farra de Playboy; Danilo Nickson; Dário Villa; e Som e Balanço.
O carnaval de Apodi terá início na sexta-feira (24) e término na manhã de quarta-feira de cinzas (01), com o arrastão da madrugada. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas passem pela cidade todos os dias.
Nesse ano, a festa terá várias novidades, entre elas são os locais onde os foliões poderão se divertir o dia todo. Serão duas praças de eventos, uma para o dia e outra para a noite. O percurso dos arrastões também serão um diferencial.
Além das festas noturnas e o dos arrastões no final da tarde, o carnaval de Apodi 2017 contará com baile infantil, carnaval do idoso, entre outros.

FONTE: Assessoria de Comunicação Integrada




quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

SENADO APROVA MP DO ENSINO MÉDIO E TEXTO VAI A SANÇÃO 




O plenário do Senado aprovou hoje (8) a Medida Provisória que trata da Reforma do Ensino Médio. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 13 contrários e seguirá agora para sanção do presidente da República, Michel Temer. A MP não sofreu alterações em relação ao texto final da Câmara dos Deputados.
Entre as principais mudanças estão a ampliação de 50% para 60% a composição do currículo da etapa de ensino preenchido pela Base Nacional Comum.


Os 40% restantes serão destinados aos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. O projeto prevê que os alunos poderão escolher a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio.
Quando passou pela Câmara, a medida recebeu emenda restabelecendo a obrigatoriedade das disciplinas de educação física, arte, sociologia e filosofia na Base Nacional Comum Curricular, que estavam fora do texto original. A oposição no Senado tentou obstruir a votação e apresentou diversas sugestões de emenda para tentar modificar o texto, mas elas foram rejeitadas pela maioria do plenário.
Foi mantida ainda a permissão para que profissionais com notório saber, ou seja, sem formação acadêmica específica para lecionar, possam dar aulas no ensino técnico e profissional. Isso permitirá, por exemplo, a um engenheiro dar aulas de matemática ou física e não mais necessariamente um professor com licenciatura nessas áreas.
Carga horária
A proposta também estabelece uma meta de ampliação da carga horária para pelo menos mil horas anuais no prazo máximo de cinco anos para todas as escolas do ensino médio, com apoio financeiro do governo federal.

FONTE: Agência Brasil




AMÉRICA NÃO RESISTE A PRESSÃO E É ELIMINADO DA COPA DO BRASIL




O América foi até a cidade de Osasco (SP) para enfrentar o Audax na noite desta quarta-feira (8) pela Copa do Brasil e perdeu pelo placar de 1 a 0 com gol de Rafinha aos 39 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Alvirrubro está fora da competição e volta as suas atenções para a Copa do Nordeste e o Campeonato Potiguar.


O Alvirrubro volta a campo no próximo sábado (11), às 16h, para enfrentar o Vitória-BA, no estádio Barradão, em Salvador, pelo Nordestão.

FICHA TÉCNICA

Audax-SP 1 x 0 América
Data: 08.02.2017 – 19h30 (horário do RN);
Local: Estádio Prefeito José Liberatti, Osasco (SP);
Gol:  Rafinha (39’/2ºT);
Cartões amarelos: Fred, Marcos Júnior (América)
América: Fred; Richardson, Maracás, Paulão e Danilo; Filipe Alves, Michel Benhami (Memo), Somália (Raul), Marcos Júnior e Michel Cury (Jean Patrick); Dija Baiano. Técnico: Felipe Surian
Audax: Felipe Alves; Felipe Rodrigues, André Castro e Betinho; Pedro Carmona, Léo Arthur, Marquinho e Danielzinho; Hugo, Ytalo e Denilson. Técnico: Fernando Diniz.




DOIS JOVENS FORAM ENCONTRADOS MORTOS AO LADO DE UMA MOTO ROUBADA NO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ/RN




Na noite da última Terça 07 de fevereiro, dois indivíduos foram encontrados mortos na cidade de Riacho da Cruz, no Oeste do Rio Grande do Norte. Os corpos apresentando varias perfurações de tiros foram encontrados as margens da RN 117, ao lado de uma motocicleta com queixa de roubo.


Adriano Gomes Rocha de 29 anos de idade, residente na Rua Almaque Dias, no bairro São José em Umarizal e seu companheiro, Antônio Giuan Conceição, de apenas 17 anos, residente na Rua Bonifácio Candido, também na cidade de Umarizal, foram atingidos com disparos de pistola ponto 40 e morreram no local.
Segundo informações de populares, dois jovens numa motocicleta estavam sendo procurados pela policia, suspeitos de participação em varias assaltos na cidade de Riacho da Cruz.
Ainda segundo informações, cedo da noite a policia apreendeu uma motocicleta com uma dupla com as mesmas características dos jovens mortos. Quando foram mortos, os rapazes estavam numa motocicleta roubada. Eles teriam sido perseguidos e mortos por vitimas dos assaltos e populares da cidade.
Moradores da região informaram a policia terem ouvidos os disparos, mas não tem informações dos possíveis acusados.
Os corpos de Adriano Gomes e Antônio Giuan foram removidos e necropsiados na base da Unidade Regional do Itep em Mossoró e já foram liberados.






COSERN LANÇA APLICATIVO DE CELULAR PARA AJUDAR CONSUMIDORES A TROCAR RESÍDUOS RECICLÁVEIS POR DESCONTOS NA CONTA DE ENERGIA 




A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, lançou um aplicativo gratuito para smartphones (disponível para os sistemas Androide, IOS e Windows Phone) para facilitar ainda mais o acesso dos consumidores ao Projeto Vale Luz.


Lançado no final de 2013, o projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela ANEEL, e chegou ao final do terceiro ano recolhendo 154 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em Natal, promovendo assim mais de R$ 42 mil em descontos na conta de energia de 1.009 consumidores que participam da iniciativa.
Para acessar o novo aplicativo, o consumidor deve entrar nas lojas de compras disponíveis nos smartphones, buscar “Vale Luz Cliente” e instalar gratuitamente.  É preciso realizar um cadastro com número da Conta Contrato, endereço, e-mail e telefone de contato. 


É possível cadastrar até duas contas contrato por CPF. O cliente poderá participar do Vale Luz utilizando o aplicativo após a validação do cadastro, informada através do e-mail.
Após validação do cadastro, o cliente que for realizar a troca utilizando o aplicativo não precisa apresentar a conta de energia. Basta informar o número do CPF, entregar os resíduos e, após pesagem, acompanhar o valor a ser creditado na conta de energia pelo aplicativo.


Estão disponíveis no aplicativo Vale Luz as seguintes funcionalidades:
·         Informação da localização e status de funcionamento de todos os pontos de coleta (Aberto ou Fechado);
·         Informações dos materiais recebidos e preços praticados;
·         Acompanhamento dos créditos gerados mensalmente através da entrega dos resíduos para desconto na conta de energia.
Como funciona o projeto:
O Vale Luz Cosern atende hoje dez bairros de Natal com um caminhão, que serve como ponto de coleta dos materiais (confira no anexo a programação em cada bairro). São aceitos na coleta itens como:
·         Metal (latas de alumínio de cerveja e refrigerante, ferro e sucata de automóveis);
·         Papel branco (folhas de ofício, folhas de caderno, notas fiscais, provas, apostilas e rascunhos);
·         Jornais, revistas e caixas de papelão em geral;
·         Plásticos (embalagem de detergente, água sanitária, garrafas PET, baldes, botijão de água mineral e engradado);
·         Tetrapak (caixas de leite, sucos e demais embalagens longa vida).


Cada tipo de resíduo possui um valor específico por quilo, que gera o desconto equivalente na conta de energia. Além de disponibilizar desconto na fatura de energia dos participantes, o projeto estimula a coleta seletiva de resíduos sólidos, encaminhados para Natal Reciclagem, empresa parceira do projeto. A ação possibilita a redução de impactos ambientais causados pelo não desperdício do material que seria jogado no lixo e que poderia levar centenas de anos para se decompor.
O caminhão Vale Luz Cosern visita quinzenalmente os bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Lagoa Azul, Potengi, Pajuçara, Planalto, Igapó, Alecrim, Quintas e Bom Pastor. O agente do projeto Vale Luz realiza o cadastro do cliente, analisa, pesa o material e emite o valor do desconto. O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do beneficiado.
Vale ressaltar que não existe limite para o desconto e o consumidor pode obter 100% de abatimento na fatura de energia. Caso o valor do crédito da pesagem ultrapasse o valor total da conta, o crédito restante será abatido no mês seguinte.

FONTE: Cosern




terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ASSALTANTE É MORTO A TIROS DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO




Um assaltante foi morto na  noite de terça feira 07 de Fevereiro de 2017, após uma tentativa de assalto no Bairro Santa Delmira em Mossoró Rio Grande do Norte.


Segundo informações, dois indivíduos em uma motocicleta tipo Fan de placa QGB 2532 “Roubada”, realizavam um assalto, quando um popular que passava pelo local efetuou vários disparos contra a dupla, um dos indivíduos foi alvejado e morreu no local, o outro conseguiu fugir a pé.


Uma viatura da policia militar esteve no local realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Cientifico de Pericia que fez a remoção do corpo para sede do órgão. Com o elemento morto a policia encontrou um revolver calibre 38 municiado.

FONTE: OCamera.com






COMISSÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA QUER CONCLUIR TRABALHOS EM ATÉ 80 DIAS




Indicado como presidente da comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) 287/16 que trata da reforma da Previdência, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) disse hoje (7) que espera concluir os trabalhos do colegiado no prazo de 70 dias. A intenção é que a proposta seja aprovada na Câmara dos Deputados até o final de abril e depois encaminhada ao Senado.


Segundo Marun, o governo defende que a proposta seja votada nas duas casas legislativas (Câmara e Senado) até o final do primeiro semestre. “Estamos trabalhando com a perspectiva de votarmos a reforma da Previdência ainda no primeiro semestre tanto na Câmara como no Senado. Isso traz para a comissão a responsabilidade de, no prazo de 70 a 80 dias, ter concluído o nosso trabalho”, disse.
Marun substituiu o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) que desistiu do cargo de presidente no final de semana. O deputado sul-mato-grossense participou de uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no final da manhã desta terça-feira, em que ficou acertado que a instalação da comissão ocorrerá na quinta-feira (9).
Maia confirmou que também pretende instalar, na quinta, a comissão especial voltada para analisar o projeto de Lei PL 6.787/16, que trata de mudanças nas leis trabalhistas. Deputados da oposição criticaram a pressa na tramitação dos temas e a falta de debate.
Para o líder do PCdoB na Casa, Daniel Almeida (BA), o acordo era que os colegiados só fossem instalados na próxima semana, juntamente com as comissões permanentes. “A nossa compreensão é que todas as comissões passem por essa discussão na semana que vem. Não há razão, principalmente no que diz respeito à comissão da reforma da Previdenciária, para apressar esse debate e não permitir que sejam instaladas no tempo adequado e com o acompanhamento da sociedade”, disse Almeida.
Segundo o deputado, para adiar a instalação das duas comissões para a semana que vem, a estratégia da oposição vai ser protelar a indicação dos integrantes dos colegiados: “começar os trabalhos assim atropelando é muito ruim. A oposição vai protelar essa indicação para que a democracia seja preservada, para que todos os líderes tenham mais tempo para refletir sobre as indicações dos integrantes e possam indicar nomes adequados”, disse.
A proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo estabelece que o trabalhador precisa atingir a idade mínima de 65 anos e ter pelo menos 25 anos de contribuição para poder se aposentar. Nesse caso, ele receberá 76% do valor da aposentadoria - que corresponderá a 51% da média dos salários de contribuição, acrescidos de 1 ponto percentual desta média para cada ano de contribuição.
Todos os trabalhadores ativos entrarão no novo sistema. Aqueles que têm menos de 50 anos (homens) ou 45 anos (mulheres) deverão obedecer às novas regras integralmente. Quem tem mais de 50 (homens) ou 45 anos (mulheres) será enquadrado em uma regra de transição, com tempo adicional para requerer o benefício. Já os aposentados e aqueles que completarem os requisitos para pedir o benefício até a aprovação da reforma não serão afetados pelas mudanças porque já têm o direito adquirido.
A comissão especial será composta por 36 deputados, de acordo com a regra da proporcionalidade das bancadas ou blocos. Com isso, a maioria dos integrantes será da base do governo. A comissão terá até 40 sessões plenárias da Câmara para debater a matéria, para que então ela seja levada à votação, em dois turnos, no plenário da Casa.

FONTE: Agência Brasil




FIES ABRE INSCRIÇÕES PARA 150 MIL FINANCIAMENTOS 




Após atraso de quase três horas, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu inscrições na internet. A previsão era que o sistema fosse aberto às 12h, mas, segundo o Ministério da Educação, estava passando por ajustes finais. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos.
As inscrições começam hoje (7) e vão até o dia 10. O resultado será divulgado no dia 13. Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa.


Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do Fies passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil.
O atraso na abertura das inscrições gerou reclamações nas redes sociais e o termo Fies chega aos mais citados no Twitter.
Ontem (6), o Ministério da Educação anunciou que o sistema seria aberto às 12h."12h no fuso horário de Marte, né Fies", escreveu um usuário do Twitter. "O MEC cobra comprometimento com o horário no Enem, mas eles mesmos não têm pra divulgar as coisas, como pode?", reclamou outra. "Daqui a pouco é 2018 e não abriu essa inscrição ainda #FIES", disse outra usuária do Twitter.
Ontem, os estudantes também tiveram que esperar para acessar o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni), que seleciona candidatos a bolsas em instituições privadas de ensino superior pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


O link do resultado chegou a ser publicado pela manhã, mas os nomes ainda não estavam disponíveis. A lista dos aprovados foi divulgada apenas no fim do dia.

Financiamento

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.
A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do MEC.
Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do (Enem) e não ter zerado a redação.






GOVERNO DO RN VETE AJUDA FINANCEIRA PARA FESTEJOS DE CARNAVAL




O Governo do Estado editou decreto nesta terça-feira, 07, que determina a não concessão de ajuda financeira pelos órgãos da administração pública estadual para custear despesas com festas carnavalescas.  


O decreto 26.631 define que “Fica vedado aos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta a concessão de auxílio financeiro, sob qualquer forma, como apoio ou patrocínio, para custear a realização de festividades carnavalescas”.  
A decisão é motivada pelas dificuldades econômicas e financeiras que afetam o país e o Estado, e a grave crise hídrica que demanda grandes gastos com aquisição e distribuição de água.  


No decreto, assinado pelo governador Robinson Faria, a administração estadual também argumenta que a decisão atende ainda à necessidade de priorizar o fornecimento à população dos serviços públicos essenciais e permanentes, principalmente nas áreas da saúde, segurança e educação.  
O Governo ainda fundamenta a determinação na obediência aos princípios constitucionais da administração em respeitar a impessoalidade, a moralidade, a legalidade e a eficiência na racionalização das despesas públicas.   

FONTE: ASSECOM/RN