Editors Picks

terça-feira, 14 de março de 2017

SENADOR GARIBALDI FILHO (PMDB) É ELEITO VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS




Quatro comissões permanentes do Senado elegeram hoje (14) os presidentes e vice-presidentes para o biênio 2017-2018. Apesar do ano legislativo ter-se iniciado em 2 de fevereiro, as comissões só começaram a ser instaladas nesta semana em razão da dificuldade dos partidos para fechar acordo para a indicação dos presidentes e vices. Apenas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) estava em funcionamento.
O senador Fernando Collor de Melo (PTC-AL) foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente. Logo após assumir a presidência da comissão, Collor propôs e o colegiado aprovou um voto de pesar pela morte do ex-deputado Wildy Viana, pai do senador Jorge Viana. O ex-deputado faleceu ontem (13), em Rio Branco, aos 87 anos.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) será presidida por Tasso Jereissati (PSDB-CE) e terá como vice-presidente Garibaldi Alves (PMDB-RN). 


Ao assumir o comando da CAE, Jereissati disse que pretende criar duas subcomissões temáticas, uma para analisar o sistema tributário e outra para debater o custo Brasil e fazer um estudo sobre juros.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) será presidida por Regina Sousa (PT-PI) e terá como vice-presidente Paulo Paim (PT-RS). Assim que o colegiado foi instalado, a senadora  colocou em votação requerimentos, entre os quais o de realização de ciclos de debates sobre direitos humanos e democracia e também sobre a reforma da Previdência.
A presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) ficou com Lúcia Vânia (PSB-GO) e a vice-presidência com Pedro Chaves (PSC-MS). Segundo Lúcia Vânia, a comissão vai trabalhar naquilo que o Ministério da Educação propõe, mas também fazer propostas e criar alternativas a programas e projetos importantes na área de educação.
Os presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes foram eleitos por aclamação, já que havia apenas uma chapa inscrita para o comando de cada uma. As comissões têm seus integrantes designados pelo presidente da Casa, por indicação dos líderes partidários, conforme a regra da proporcionalidade das legendas na Casa
Amanhã (15) devem ser instaladas as comissões de Ciência Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Assuntos Sociais (CAS) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O Senado tem 13 comissões permanentes que são divididas por temas para analisar, debater e aprovar os projetos apresentados.

FONTE: Agência Brasil





TITULAR DA SETHAS GARANTE INSTALAÇÃO DE CENTRO REFERÊNCIA NO RN  




O Governo Federal vai instalar no Rio Grande do Norte um centro pioneiro de atendimento às crianças com microcefalia. Durante reunião em Brasília nesta terça-feira entre a  secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, e o ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, foi discutida  a implantação do equipamento no Rio Grande do Norte.


Trata-se de uma ação intersetorial que reúne também os ministérios da Educação e de Saúde. O centro de acolhimento reunirá num só local os serviços do Centro Dia (assistência social), creche (educação) e reabilitação (saúde). Na reunião, Julianne Faria sugeriu o Centro de Reabilitação Infantil (CRI) para instalação do novo equipamento, aproveitando a estrutura existente e o terreno no entorno.
“O Rio Grande do Norte será o primeiro estado a receber esse centro do Governo Federal”, comemora a titular da Sethas. “Serão atendidas não apenas as crianças com microcefalia, mas também as famílias. Vamos também fazer uma parceria com a Rede Sarah para capacitação dos profissionais do CRI”, explicou.


Segundo Julianne Faria, ficou acertada uma agenda com equipes dos três ministérios envolvidos na ação. Eles devem visitar o CRI na primeira semana de abril para conhecer o local e discutir os detalhes da implantação do centro no Rio Grande do Norte.

FONTE: ICém Caraúbas




BANDIDOS ATACAM CARRO FORTE NA BR 304 ENTRE ASSU E MOSSORÓ




Um Carro forte da empresa Prosegur, com base em Mossoró, foi explodido no final da tarde de hoje, 14 de março, próximo ao Posto “Zé da Volta” na BR 304, entre as cidades de Mossoró e Assú.


Segundo informações, cerca de oito a dez indivíduos armados de fuzil calibre ponto 50 e 762, interceptaram o carro forte na altura do kilometro 82, os criminosos pararam outros veículos que trafegava pela BR e depois do ataque, fugiram em dois carros, uma SW4 de cor preta e um Pálio de cor prata na direção de Assú.


Policiais Rodoviários Federais e Militares de Mossoró e Assú estão em diligências, tentando localizar os criminosos. 


Um carro foi encontrado em chamas, na região do Assentamento Palheiros, mas ainda sem informações, se foi utilizado pelos bandidos. Ainda não se sabe a quantia levada pelos criminosos.

FOTOS: OCamera.com




MATÉRIA INTERESSANTE:

FELIPE GUERRA: HOMEM AFIRMA QUE SE TRANSFORMA EM LOBISOMEM UMA VEZ POR SEMANA




O lobisomem está muito presente no imaginário nordestino.  Cresci ouvindo dizer que o lobisomem é uma criatura feroz, homem de dia e lobo nas noites de lua cheia, que por castigo divino, está condenada à transformação até o final de suas vidas.


Na pequena cidade de Felipe guerra o Senhor Antônio batista, mais conhecido por (Antônio Padeiro) confirma que durante muitos anos se transformava em lobisomem, segundo ele a sua transformação acontecia em todas as noites de terça ou sexta feira ao se transformar em lobisomem, teria que visitar sete encruamentos, sete cemitério e sete igrejas, ele assegura que em todas as noite de sexta feira ele percorria várias comunidades da região e só  voltava ao seu  normal   no primeiro cantado do galo,  a maneira como ele se transformava, ele não revela muitos detalhes , apenas diz que usava o livro  de  São Supriano ,  livro esse que ele guarda a sete chaves,   apesar de percorrer  em  tantos lugares ele conta que nunca correu risco de vida.
Um único fato que quase lhe tira a vida foi em 1981 na comunidade de Santana, pois naquele comunidade  um senhor conhecido por Artur , me   encurralou num recanto me  deixando sem escapatória ao tentar fugir ele me feriu com uma foice me deixando vários dias ferido, depois daquilo passei a andar menos na Santana, temendo o velho Artur , confirma ele , pra tentar confirmar  os relatos de Antônio padeiro  fui até a comunidade de Santana, pra ouvir o outro  lado da história, e lá  várias  pessoas  afirmaram  que o Lobisomem  realmente  apareceu diversas vezes  na calada da noite sempre as sextas feiras .
São relatos concretos e bastante impressionantes sobre as mais diversas aparições nos anos 80  naquela comunidade.

Foto: Erinaldo Silva/RedeNews.
Por: Geraldo Fernandes é pesquisador Historiador e poeta membro da academia apodiense de letras.




ACIDENTE DO TIPO CAPOTAMENTO NA BR 405 PRÓXIMO A FAZENDA PRIMAZIA NO MUNICÍPIO DE APODI/RN 




Foi registrado na manha desta terça-feira (14) por volta das 10hs um acidente do tipo capotamento de veiculo na BR 405, nas proximidades da fazenda primazia zona rural de Apodi região Oeste do RN.


Quatro homens ocupando um veiculo tipo GOL PRATA PLACA NNY 4315 APODI/RN, trafegavam pela BR no sentido Apodi/Mossoró, quando o motorista perdeu o controle e capotou o veiculo.
Dois dos ocupantes sofreram cortes na cabeça e foram socorridos por uma ambulância do SAMU para o hospital regional em Apodi, outros dois nada sofreram e permaneceram no local do acidente, os ocupantes são Apodienses.


As causas do acidente poderá ter sido distração do motorista, já que um dos ocupantes disse que o veiculo desceu o acostamento, ao tentar retorna para a pista aconteceu o acidente. A Polícia rodoviária Federal foi acionada para o local e deverá investigar as verdadeiras causas do acidente.

FONTE: Portal Pedra de Abelha




CONVITE - GREVE GERAL