FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

NO RN CRIANÇA COM SÍNDROME RARA REALIZA SONHO DE VIAJAR DE AVIÃO

O sonho de Nathan ganhou asas e cruzou os céus entre Natal e Fortaleza na manhã desta sexta-feira (14). Viajar de avião é um dos três grande desejos do menino. Ele tem oito anos e é portador de uma síndrome rara, chamada progéria - que tem como principal característica a aceleração do envelhecimento. Ao lado da mãe e dos irmãos, Nathan foi pra capital cearense passar as férias.
Dos três sonhos de Nathan, dois já foram realizados. Ele queria andar de avião, aparecer na televisão e ver a neve. "A neve nós veremos em julho, na Argentina", prometeu o pai, o delegado de polícia Normando Feitosa, que seguiu para o Ceará ainda na quinta-feira (13). Em Fortaleza, ele aguardava ansioso pela chegada da família. "Estou muito feliz. Só com um pouquinho de medo", repetia Nathan com entusiasmo. Ainda em casa, os preparativos para a viagem contaram com o apoio dos irmãos do menino, sempre coordenados pela mãe, Joseane. Do apartamento da família, em Nova Parnamirim, para o Aeroporto Augusto Severo, na Grande Natal, o clima era de festa por parte das crianças e tensão, por parte da mãe Joseane Feitosa. "Estou com medo de não conseguirmos chegar na hora", dizia olhando para o relógio.
No balcão de check-in da companhia aérea, a surpresa. O embarque havia sido encerrado havia menos de cinco minutos. O jeito foi recorrer à Superintendência do Aeroporto que só conseguiu autorização para embarcar a família porque nenhum deles portava malas.
"Que alívio! Vamos realizar nosso sonho", dizia Normando Filho. Já Nathan, corria pelos saguões do aeroporto como se estivesse num parque de diversões. "Ufa! Ainda bem que deu certo. Obrigado a quem nos ajudou", dizia o menino.
Passada a tensão, Joseane Feitosa destacou a felicidade em poder realizar mais um sonho do filho. "Agora é planejar a viagem pra ele ver a neve. É muito gratificante, por mais simples que seja, realizar o sonho de um filho. É emocionante", destacou.
Sem cura
As características físicas dos portadores da progéria são similares às de uma pessoa idosa. O desenvolvimento ósseo é afetado, impossibilitando o crescimento, e surgem doenças comuns aos idosos, como cardiopatia, problemas dentários, visuais e de pele. Nathan, por exemplo, pesa 13 quilos e tem aproximadamente um metro de altura. Nathielly, a irmã caçula, é um ano mais nova que Nathan, pesa 21 quilos e é mais alta.
A ciência ainda não conseguiu descobrir a cura da progéria. Os portadores da síndrome, segundo dados dos órgãos de pesquisa, têm uma perspectiva de vida, em média, de 15 anos. Alguns, porém, podem viver até 20 anos.
FONTE: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte