FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


CONVÊNIO ENTRE UFERSA E IFRN APRIMORA OFERTA DE CURSOS

Um curso de especialização na área de petróleo e gás e outro na área de línguas estão sendo elaborados para serem ofertados pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Mossoró. Convênio nesse sentido foi assinado nessa sexta-feira, 25, pelo reitor da UFERSA, professor José de Arimatea de Matos e, pelo diretor do IFRN/Mossoró, professor Jailton Barbosa dos Santos. A ideia é unir as duas instituições para oferecer a comunidade novas possibilidades para o aprimoramento didático e a melhoria do conhecimento técnico.
A proposta é começar com uma especialização em petróleo e gás e curso de inglês. “Existe uma demanda nas instituições nessas duas áreas”, lembrou o reitor Arimatea Matos, acrescentando que Mossoró e região necessitam de profissionais com maior conhecimento técnico em petróleo e, o programa Ciências sem Fronteiras, exige que os estudantes dominem um outro idioma. Na área de línguas, por exemplo, o IFRN tem experiência com os cursos de idiomas e exames de proficiência para docentes e servidores. O IF também dispõe de curso técnico em petróleo e a UFERSA o curso de graduação Engenharia do Petróleo.
A estrutura para a realização dos cursos será das duas instituições, tanto a parte de professores e servidores, bem como de espaço físico como salas, bibliotecas e laboratórios. A colaboração e participação serão recíprocas em estudos, pesquisas e investigações científicas. Ainda pelo convênio serão promovidas, de forma conjunta, palestras, conferências, seminários sobre temas de interesse comum as duas instituições.
“É uma parceria importante quando possibilitará uma expansão na oferta de cursos”, frisou o diretor do IFRN campus Mossoró, professor Jailton Santos. O convênio representa uma soma de esforços entre as duas instituições federais. Um percentual das vagas será oferecido para os servidores das duas instituições. A previsão dos gestores é de que os cursos sejam oferecidos no segundo semestre de 2013. 
Participaram da assinatura do convênio os professores da UFERSA, Aroldo Felix, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo; Antônio Robson, vice-coordenador; Keila Regina e Blake Chalés, professores do curso. Pelo IF Mossoró, os professores Geraldo Máximo, coordenador de extensão e, Wagner Torquato, coordenador de pesquisa e inovação. O convênio assinado nesta sexta-feira, 25, tem validade de quatro anos.
GESPET
Encontro debate sistemas de produção no semiárido
Os desafios para o desenvolvimento do Semiárido. Esse tema centralizou as discussões no segundo dia do Encontro de Gestão Social do PET, promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Na mesa, os professores Doutores Josivan barbosa, Joaquim Pinheiro e Thiago Dias, da UFERSA. Para uma platéia formada por estudantes de graduação, os professores apresentaram tópicos relacionados ao tema: semiárido, agricultura família e gestão social. Para a coordenadora do PET Gestão Social professora Elisabete Stradiotto, o encontro trouxe a proposta de discutir e difundir a gestão social no semiárido.  O PET Gestão Social é formado por onze bolsistas e dois voluntários.
As atividades do grupo se dão nos eixos de sustentação da Universidade, Ensino com a realização semanal de debates que inter-relacionam Gestão e Semiárido; Gestão e Complexidade; Gestão e Agricultura Familiar e Gestão e Arte; Projetos de Pesquisa em sua maioria voltada para a agricultura familiar tendo como campo empírico a MAISA, e Extensão com a realização de oficinas de Gestão para os agricultores do Assentamento MAISA.
Durante a explanação, o professor Joaquim Pinheiro, trouxe a questão da agricultura familiar, economia camponesa baseada na reprodução familiar e não na economia de capital. “A agricultura família representa 85% da produção nacional, sendo que a maior parte, 50%, se concentra na região nordeste”, apresentou. Ainda segundo o professor, mesmo com esse percentual produtivo, o Governo sempre priorizou os grandes produtores do agronegócio.
Ao falar sobre os assentamentos, bem como da reforma agrária, o professor Joaquim Pinheiro os têm como parte da conquista do latifúndio. “São sementes da agricultura familiar que tem a sua importância e muitos desafios”, considerou. O professor acredita numa agricultura familiar do terceiro milênio mais autônoma, com a reconexão agricultura e natureza, com maior pluralidade e com novas formas de cooperação. “A agricultura tradicional transforma o agricultor em especialista, já o agricultor familiar é um artesão, precisamos reintroduzir essa artesanalidade”, afirmou. Ainda segundo o professor, o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo, com uma média de 5,2 litros por pessoa/ano.
A contribuição do professor Josivan Barbosa foi um histórico sobre a fruticultura irrigada no Agropólo Mossoró-Assú, iniciado no final da década de 60, com a Maísa e a Fazenda São João até os dias atuais.  Para o professor, a Universidade deve caminhar em sintonia com o setor produtivo. “A ampliação e a diversificação da agricultura irrigada são as tendências atuais”, anunciou, citando a cultura da Maçã, da Pêra e da Uva como novas possibilidades. O professor aproveitou também para denunciar problemas existentes na área rural como o acesso inadequado e as inúmeras deficiências nas áreas da educação e saúde.
INSCRIÇÕES
Núcleo de Educação a Distância abre seleção para bolsistas
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), abre inscrições para seleção de bolsistas nas funções de revisor, tutor a distância, professor formador, professor conteudista e coordenador de tutoria. As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela Internet, no período das 00:00h desta quarta-feira, 23 de janeiro, às 23:59h do próximo dia 28 de janeiro. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://nead.ufersa.edu.br/matricula/
O processo de seleção será constituído de 04 etapas eliminatórias: a) Inscrição do candidato online através do site do Nead; b) Análise Curricular; c) Entrevista com a Comissão de Seleção; d) Desempenho do candidato no Encontro de Formação a ser realizado pelo NEaD. O resultado final será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2013 no site do NEaD/UFERSA.
FONTE: Assecom Ufersa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte