FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

IMUNIZAÇÃO INFANTIL TERÁ DUAS NOVAS VACINAS NO CALENDÁRIO


DA AGÊNCIA BRASIL

A partir do segundo semestre, mais duas vacinas farão parte do calendário de imunização das crianças. As novidades são a inclusão da vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente, que imunizará contra cinco doenças e substituirá a tetravalente.
A entrada da vacina injetável contra paralisia infantil não vai implicar a retirada da dose em gotinhas da lista, já que a dose em agulha não substitui a em gotas. A diferença entre as duas é que a injetável usa o vírus morto e, a segunda, o vírus vivo atenuado (mais fraco).


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a vacina injetável diminui os riscos de a criança sofrer eventos adversos após a vacinação, como uma paralisia infantil pós-vacinal. O efeito é raro, mas passível de acontecer. Em 2011, foram detectados dois casos suspeitos de paralisia infantil pós-vacinal no país.
A vacina injetável tem maior eficácia nas primeiras doses em comparação à oral. Segundo o ministro, a vantagem da vacina oral é proteger um grande número de crianças, mesmo quem não foi imunizado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte