FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA
Os cristãos preparam-se ativamente para a Páscoa ao longo da quaresma e, mais intensamente, do Tríduo Pascal. Esse tríduo é composto pela Missa da Ceia do Senhor, pela celebração da Paixão do Senhor e pelo Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor (que compõe a Vigília Pascal). Nestes dias a Igreja também procura viver profundamente a espiritualidade do Sábado Santo. A Sagrada Congregação para o Culto Divino ressalta que no Sábado Santo "a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a paixão e morte, a sua descida aos infernos, e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição" (Paschalis Sollemnitatis).
A palavra "páscoa" significa "passagem".
Celebramos a passagem da cruz à ressurreição, da morte à vida.
Além disso, o Missal Romano reforça que, "no Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se (desnudado o altar) do sacrifício da Missa até que, após a solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entregue às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinquenta dias". Assim, o luto do sábado santo é parte integrante de nossa fé, pois Jesus, o homem de Nazaré, realmente morreu na cruz. Não obstante, a fé não tem o seu fim no Sábado Santo: com a certeza da ressurreição de Jesus, a fé cristã tem o seu ápice no domingo, o dia em que o sepulcro foi encontrado vazio. "Por que procurais entre os mortos Aquele que vive? Ele não está aqui. Ressuscitou!" (Lc 24,5-6).
As solenidades pascais são tão preciosas para o cristianismo que, além de serem preparadas por um período de quarenta dias (quaresma), são vivenciadas em clima de festa, alegria e júbilo nos cinquenta dias após a Ressurreição, o chamado Tempo Pascal.
A palavra "páscoa" significa "passagem". Celebramos a passagem da cruz à ressurreição, da morte à vida. Nela participamos e nos identificamos com o Filho em sua morte e o Pai nos deixa participar da vitória do Filho. Unidos a Jesus, que está sentado à direita de Deus, sabemos que a vida é mais forte que e a morte, a verdade mais forte que a mentira, a justiça de Deus mais forte que a injustiça dos poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte