FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


CENTRO DE MENORES INFRATORES PODERÁ SER INTERDITADO AINDA HOJE EM MOSSORÓ

Um depósito de seres humanos. Esse é o retrato do Centro de Internação para Adolescentes Infratores (CIAD) de Mossoró, que poderá ser interditado a partir de hoje. A notícia foi divulgada na tarde de ontem, 22, pelo promotor da Infância e Juventude da Comarca de Mossoró, Olegário Gurgel Ferreira Gomes. Segundo o promotor, a unidade está em situação caótica e a interdição é uma necessidade urgente. “Da forma como está funcionando, a unidade está pondo em risco a integridade física dos internos e dos próprios funcionários”, ressaltou Olegário.
O Ciad de Mossoró vem sendo alvo de constantes inspeções e denúncias que envolvem falta de estrutura física e de pessoal para oferecer o serviço socioeducativo para os adolescentes que são submetidos a internação. Segundo informações da diretora da unidade, Gecilda Silva de Azevedo, há muito tempo o Ciad vem precisando passar por uma reforma geral.
Gecilda explica que a falta de estrutura física e a ausência de um quadro de profissionais necessário para atender ao público assistido pela unidade são problemas que vêm se alastrando há muito tempo. “Além da deterioração da estrutura física, não temos hoje o número de profissionais necessários, o que impossibilita a realização de atividades interdisciplinares, já que este é o objetivo da unidade”, explica. Atualmente, o Ciad de Mossoró está com seis adolescentes internos e não dispõe das condições básicas de alojamento e as atividades se resumem a ver TV, aula de pintura e atividade esportiva. “Hoje temos aqui 17 educadores, enquanto que o número necessário seria 22, e não temos profissionais como psicólogo e enfermeiro”, ressalta.
O Ciad de Mossoró, quando foi inaugurado, oferecia capacidade para atender 20 adolescentes, dispondo de duas alas. Os adolescentes somente podem ser mantidos na unidade por um período de 45 dias, atendendo a medida disciplinar e depois podem ser liberados ou enviados para outra unidade de internação.
A maioria dos alojamentos do Ciad de Mossoró está destruída. Nos quartos não existem colchões, os banheiros estão interditados e instalações elétricas e hidráulicas comprometidas. Além de dispor de um quadro de funcionários inferior ao necessário, com apenas uma assistente social, 17 educadores, uma pedagoga, quatro ASGs e duas cozinheiras.
Comprometimento
Caso seja decretada a interdição total do Ciad de Mossoró, a Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) também será desativada. Segundo a delegada titular da Dea, como o prédio onde funciona o Ciad é o mesmo onde também funciona a delegacia a desativação de uma unidade comprometerá diretamente a outra.
FONTE: Sayonara Amorim, da Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte