FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CAMPANHA SETEMBRO DOURADO VAI CHAMAR ATENÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTO JUVENIL




Em todas as unidades, a programação começará às 8 horas com panfletagem educativa sobre os sinais e sintomas do câncer infanto juvenil, seguida da apresentação da peça “Quanto mais cedo melhor” e de palestra sobre o diagnóstico precoce. À tarde, a programação segue a partir das 13 horas, com panfletagem educativa sobre os sinais e sintomas do câncer infanto juvenil e contação de histórias.
O encerramento da campanha será no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com aulas de Zumba, apresentação do Balé Municipal, peça teatral, contação de histórias, show de mágico, além de oficinas de Origami e de Pintura no Rosto, Casa do Brinquedo, entre outras atrações.

Dados

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte.
A campanha visa a conscientizar sobre a existência do câncer entre crianças e adolescentes, divulgando por meio de ações educativas e preventivas os principais sinais e sintomas da doença ao maior número de pessoas, visto que dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.
Para o câncer infanto-juvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático). Porém, existem outros tipos de câncer nessa faixa etária. Atualmente, a ciência ainda não identificou fatores de risco para o câncer infanto-juvenil. Por não existirem exames diagnósticos de triagem (como medida preventiva), os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Assim sendo, pais, avós, cuidadores, professores, médicos, dentistas e todos que assistem às crianças devem estar atentos a esses sinais e sintomas.

FONTE: NoMinuto.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte