FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra RN

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MAIS DE 15 MIL PESSOAS FORAM ATENDIDAS EM 2015 PELO SAMU DE MOSSORÓ





O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 24h (Samu), ligado a Secretaria Municipal de Saúde, atendeu de janeiro a dezembro de 2015 mais de 15 mil pessoas. Total inclui atendimentos a casos de clínico adulto (8.628), pediátrico (496), psiquiátrico (659), obstétrico (480), causas externas (4.416), cirúrgicos e outros (377).

O Samu conta com cerca de 100 funcionários para atendimento nas zonas rurais e urbana do município de Mossoró.

Além disso, o Samu também realiza atendimentos por telefone, com orientação de profissionais de saúde, pelo 192. “É um telefone que funciona 24h com uma equipe exclusiva para esse tipo de serviço, seja para pedir socorro ou para solicitar orientação. Em alguns casos, apenas a orientação resolve, não necessitando da viatura para auxiliar o paciente. 


Já em outros casos, esse atendimento garante ao paciente sobrevida até a chegada da ambulância”, explicou a diretora administrativa Ananda Paula.
Atualmente, o serviço possui cinco ambulâncias, sendo três de suporte básico e duas de suporte avançado (com UTI), além das viaturas de reserva. São cerca de 100 funcionários para atendimento à população, tanto da zona rural quanto da zona urbana. Dois importantes serviços que também integram o Samu são o Samuzinho, que realiza continuamente atividades educativas em escolas, e o Núcleo de Educação em Urgência (NEU).


A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, lembra que o Samu tem uma cobertura de 100% no município e que ajuda a salvar vidas todos os dias. “É um serviço reconhecido pela população pela sua agilidade e humanização, com profissionais qualificados e um atendimento capacitado, que vai desde a orientação à população até pequenas cirurgias”, declara.

FONTE: Prefeitura de Mossoró 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
FM Boas Novas 87.9 Felipe Guerra Rio Grande do Norte